Brasil

Vídeo: Homem é esfaqueado por vizinho após ser chamado de "viado"

O engenheiro elétrico Rodrigo Mariano Miguel teve um osso da coluna trincado, e ficará de cama por, pelo menos, três meses

postado em 17/03/2015 21:05

[VIDEO2]

Após receber ofensas verbais, um homem foi esfaqueado por um vizinho quando chegava em casa, em São Bernardo do Campo, na última terça-feira (10/3). O engenheiro elétrico Rodrigo Mariano Miguel, de 35 anos, dividia o mesmo corredor do prédio onde morava com Wanderson Pacheco de Oliveira, residente do apartamento ao lado. O suspeito foi preso em flagrante e autuado por lesão corporal, mas liberado em seguida. Câmeras do prédio registraram o momento da agressão. A reportagem do Correio Braziliense tentou entrar em contato com Wanderson, no entanto, ele não respondeu até a publicação dessa matéria.

O crime ocorreu quando Rodrigo voltava do mercado, em frente ao elevador do prédio em que ambos moram, no bairro Assunção. Emocionado, o engenheiro conta que passou por Wanderson e por sua esposa para chegar até o hall do edifício, quando a ouviu perguntar para o agressor se ele teria certeza do que iria fazer. ;Eu ouvi a esposa dele dizendo ;tem certeza de que é isso que você quer fazer?; Ele respondeu que ;sim;, e ela o encorajou dizendo ;então faça;;, conta.

Segundo o engenheiro, Wanderson o agrediu, primeiramente, com uma soco no pescoço, o que o desestabilizou. Em seguida, o engenheiro teria levado uma facada pelas costas. ;Consegui chegar até meu apartamento que divido com um amigo. Ele chamou a Polícia Militar e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para me socorrer;, lembra. De acordo com a vítima, o agressor precisou ser contido pelo zelador do prédio. Ele diz ainda que, quando cruzava com o vizinho no corredor, ainda ouvia comentários homofóbicos. ;Isso é pra você aprender a não olhar na cara de um homem de verdade e agora você vai morrer, ;viado;", recorda.

De acordo com a Polícia Civil, Wanderson foi preso em flagrante por homens da Guarda Civil Municipal, que o levaram para a 3; DP de São Bernardo do Campo. Na delegacia, o suspeito foi autuado por lesão corporal e liberado em seguida. ;Infelizmente, o caso foi registrado como agressão. Ele pagou fiança e foi liberado, enquanto eu estou de cama, inválido por, pelo menos, três meses. Isso porque tem um vídeo que mostra como tudo aconteceu;, lamenta o engenheiro. Rodrigo teve um osso da coluna trincado, por causa da profundidade do corte.

Histórico
O engenheiro lembra que recebia ofensas de Wanderson desde novembro do ano passado. ;Sempre que passava por mim, ele me chamava de ;viadinho; e outro termos pejorativos;, recorda. Por não aguentar mais insultos, Rodrigo conta que reagiu às agressões verbais; foi quando Wanderson resolveu agredi-lo.

Segundo a ONG ABCD;S, que acompanha o caso, Wanderson disse que não teria um bom relacionamento com Rodrigo, seu vizinho de condomínio e que havia batido na parede de sua casa para reclamar do barulho, momentos antes do crime. O engenheiro lamenta que ele seja autuado apenas por lesão corporal e não por tentativa de homicídio. "Isso não representa o que aconteceu comigo", reforça.

[VIDEO1]

Apoio


O deputado federal do Rio de Janeiro Jean Willys postou em sua página um vídeo em apoio a Rodrigo, registrando o medo de viver em uma sociedade homofóbica e violenta. ;Como pode uma pessoa que tentou um homicídio qualificado - por motivação torpe - ser liberada mediante pagamento de fiança, sob a alegação de uma simples lesão corporal?;, escreveu.

Após mostrar indignação, ele publica uma parte do depoimento de Rodrigo, em que conta detalhes do incidente. ;Entrei em contato com Rodrigo e coloquei minha equipe jurídica à sua disposição;, diz o post no Facebook do deputado. No entanto, a vítima alega que em nenhum momento Willys tentou entrar em contato. ;Eu não recebi sequer uma inbox no facebook dele. Está tentando comover os homossexuais por interesses políticos;, desabafa.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação