Brasil

RN pede ajuda à Força Nacional para conter rebeliões em presídios

Depois de uma semana de motins nas cadeias do estado, governo e Força Nacional instituem força-tarefa para tentar conter os rebelados

postado em 18/03/2015 06:11

O governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria, decretou calamidade depois de uma onda de rebeliões em presídios do Estado. Desde a semana passada, 11 unidades prisionais foram alvo de motins. O governo também instituiu força-tarefa para tentar controlar a situação nos presídios. A Força Nacional de Segurança foi requisitada para ajudar na crise, que derrubou o então secretário de Justiça e Cidadania do Estado, Zaidem Heronildes da Silva Filho.

O governador também pediu ajuda ao Departamento Penitenciário Nacional (Depen) e disse que ainda poderá solicitar apoio do Exército, caso haja necessidade. ;Isso dependerá do agravamento ou não da situação;, disse, em entrevista coletiva.

Até ontem, as rebeliões já haviam destruído cerca de mil vagas do sistema prisional do estado. Só no presídio de Alcaçuz, 450 vagas foram perdidas. Na Cadeia Pública de Natal, os motins inviabilizaram 300 vagas. No Presídio Estadual de Parnamirim, outras 250.

Setenta e nove homens da Força Nacional desembarcaram em Natal na manhã de ontem, para reforçar a segurança nas unidades prisionais. A previsão era de que o número subisse para 200 até o fim do dia. O acordo prevê o envio de 300 militares. O Ministério da Justiça também cedeu ao estado dois helicópteros, que chegariam ainda ontem.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação