Brasil

Justiça suspende construção de ciclovias permanentes em São Paulo

A suspensão das obras, no entanto, não é válida para a construção da ciclovia na Avenida Paulista

postado em 19/03/2015 18:03
São Paulo - A Justiça suspendeu hoje (19), em caráter liminar, a construção de ciclovias permanentes na cidade de São Paulo, com exceção da faixa para bicicletas que está sendo feita na Avenida Paulista. A decisão foi proferida pelo juiz Luiz Fernando Rodrigue Guerra, da 5; Vara de Fazenda Pública de São Paulo.

;Defiro tutela antecipada para o fim exclusivo de impor aos réus a paralisação de todas as implantações de novas ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas de caráter permanente no município de São Paulo, sem prévio estudo de impacto viário global e local, excetuando-se a continuidade da implantação da ciclovia da Avenida Paulista;, diz o texto da decisão.

O juiz acatou parcialmente a argumentação do Ministério Público estadual de que a prefeitura não apresentou os projetos projeto básico e executivo nem realizou audiências públicas para a implementação das ciclovias na cidade



Para o juiz, a implantação de ciclofaixas ou ciclovias não pode ser classificada como ;obra de engenharia;, mas, diante dos planos de expansão das faixas pela cidade, são necessárias mais informações sobre os projetos.

;Sabendo-se que o interesse da administração municipal segue no desejo de implantar ao menos 400 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas nesse município, é de se entender como razoável a presença de prévio estudo de impacto viário global e local;, avaliou.

A suspensão das obras, no entanto, não é válida para a construção da ciclovia na Avenida Paulista. De acordo com o juiz, ;trata-se de trabalho que aparenta melhor estudo e planejamento, com informação prévia à comunidade em geral, e que foi objeto de acalorada discussão nos meios de comunicação;.

O juiz deu prazo de 60 dias para a prefeitura de São Paulo se defender e definiu multa diária de R$ 10 mil caso a decisão seja desrespeitada. A prefeitura foi procurada pela reportagem, mas ainda não se manifestou..

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação