A infografia da reportagem Nova frente de combate ao autismo, publicada em 25 de março na editoria Saúde, foi uma das vencedoras. O trabalho é do infografista Valdo Virgo, no jornal desde 2006. O texto trata de uma pesquisa da Universidade de Louisiana, nos Estados Unidos, que conseguiu amenizar em ratos sintomas do autismo por meio de medicamentos que aliviam a ansiedade. É a primeira vez que a seção Saúde, que existe desde 2009, é premiada.
Virgo conta que a ideia principal era ;mostrar como o autista se sentia;. Para isso, ele fez um desenho em preto e branco com apenas um ponto colorido, representando o ponto de concentração do menino ilustrado. Já o cubo dentro da cabeça do garoto representa a solidão. ;É um ambiente controlado por ele e por isso também é colorido;, explica o infografista.
Os outros dois prêmios foram para trabalhos do ilustrador Maurenilson Freire, publicados em abril e setembro no caderno de Informática. Em A vez do software livre, de 29 de abril, a reportagem trata de programas distribuídos com código aberto para que as pessoas possam aprimorá-los ou adequá-los às necessidades do usuário. O texto foi publicado logo após a aprovação do Marco Civil da Internet e destaca o poder político da rede em sites de financiamento coletivo e petições on-line. Na arte, os pássaros representam os programas, associação reforçada pela palavra software escrita em vermelho, mesma cor das aves.
O terceiro prêmio ficou com a capa Risco móvel, de 2 de setembro, sobre vírus em smartphones e tablets. Maurenílson está no jornal desde 2001 e ganhou outras cinco vezes a premiação da SND, além de um Prêmio Esso, em 2007. Ele explica que o trabalho, depois de ler o texto, é tratá-lo como uma representação gráfica para atrair atenção. ;A imagem não é só para decorar. Serve de estímulo visual para as pessoas se interessarem e lerem a matéria;, afirma. Para ele, a liberdade de criação e o trabalho em conjunto são essenciais para um bom resultado.
Prestígio internacional
Entre os premiados pela Society for News Design também estão jornais internacionais como os americanos The New York Times, Washington Post e Wall Street Journal, os britânicos The Guardian, Financial Times e The Independent, o espanhol El Mundo e os argentinos Clarín e La Nación. As premiações incluem 19 categorias em que são avaliadas por critérios de texto, fotografia, arte e edição. No nível máximo, chamado ;excelência;, foram distribuídos mais de 1.700 premiações neste ano, incluindo as conquistas do Correio Braziliense. A categoria é destinada para trabalhos que vão além da ;mera competência técnica ou estética;, de acordo com a SND.