Brasil

Homem é atacado por tubarão na Praia de Del Chifre, em Pernambuco

Com ferimentos em uma das pernas, Diego Gomes Mota, de 23 anos,foi socorrido emergencialmente para a UPA de Olinda e deve ser transferido para o Hospital Miguel Arraes, em Paulista

Diário de Pernambuco
postado em 31/03/2015 15:09
Com ferimentos em uma das pernas, Diego Gomes Mota, de 23 anos,foi socorrido emergencialmente para a UPA de Olinda e deve ser transferido para o Hospital Miguel Arraes, em Paulista
Novo caso de ataque de tubarão na praia de Del Chifre, em Olinda, provavelmente foi registrado no começo da tarde dessa terça-feira. Diego Gomes Mota, de 23 anos, foi socorrido emergencialmente para a UPA de Olinda, onde realizou limpeza no ferimento na coxa esquerda. Diego está consciente e orientado, mas precisará ser transferido para o Hospital Miguel Arraes, em Paulista, onde passará por uma avaliação mais criteriosa para checar se foi atingido algum de seus órgãos.

Nos últimos 20 anos foram registrados 42 ataques, com 19 mortos e 23 feridos, no litoral de Pernambuco. Mas contando desde 1992, 59 pessoas foram vítimas de ataques no estado. Desde 1995, os esportes náuticos são proibidos na orla pernambucana, de Itapuama até o Cabo de Santo Agostinho. Em 2011, um homem revelou ter sido vítima de um tubarão também na Praia de Del Chifre. O montador de adaime Jerônimo Pereira da Paz, 35 anos, contou que estava surfando quando sofreu o ataque do animal. Ele teve ferimentos graves na coxa esquerda e arranhões na perna direita. A prancha usada ficou marcada com os dentes do animal. Ferido, Jerônimo foi socorrido pelo Samu para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Olinda.

Em 2008, o adolescente Ruan Rodrigues de França, 14 anos, foi atacado por um tubarão, enquanto surfava na praia Del Chifre. O adolescente teve a panturrilha esquerda dilacerada em uma ferida de 40 centímetros e foi submetido a uma cirurgia no Hospital da Restauração (HR).

No momento do ataque, o adolescente, morador da Ilha do Maruim, em Olinda, estava treinando para participar de um campeonato de surfe. Outros surfistas que estavam no local, acharam que era uma brincadeira de Ruan. O adolescente foi salvo pelo surfista Joselito Aprígio Lopes, 19, que presenciou o ataque.

Dois anos antes, em 2006, o surfista Humberto Pessoa Batista, de 27 anos, foi mordido e acabou morrendo na mesma praia. Ele teve uma parada cardíaca como consequência de uma hemorragia severa causada pelo ferimento. O incidente motivou a proibição da prática de surf na área, onde até então nunca havia sido registrada nenhuma ocorrência relacionada a tubarões.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação