Brasil

Cartaz de turma de engenharia gera polêmica nas redes sociais em Pernambuco

A imagem mostra prédios avançando em florestas e foi afixado no mural da Unicap

Diário de Pernambuco
postado em 31/03/2015 15:32
Cartaz foi afixado na Unicap, que afirmou que estudantes não tiveram autorização para colocar o cartaz no mural
Em um momento em que as cidades debatem convivências mais sustentáveis, um cartaz da comissão de formatura da turma 2016.2 do curso de engenharia civil da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) está gerando polêmica nas redes sociais.

Na publicação, que foi fixada em um dos quadros de aviso da Unicap, é possível ver uma imagem de incentivo à destruição do meio ambiente, com prédios e guindastes avançando sobre árvores acompanhados da palavra "loading" (;carregando;, como se as construções fossem ser ampliadas). Em um dia, a postagem de protesto contra o cartaz reuniu cerca de 1.400 curtidas, mais de 100 compartilhamentos e centenas de comentários.

Em conversa com a reportagem do Diario, o coordenador do curso de Engenharia Civil da Unicap, Caetano Monteiro, considerou o cartaz como "infeliz" e disse que conversou sobre o assunto com os alunos. "Não acredito em maldade, acho que foi um caso de inexperiência. Os alunos me falaram que acharam a imagem na internet e que não tinham o interesse de passar nenhuma mensagem de desvalorização ambiental. Eles, inclusive, apresentaram uma ideia de fazer um novo cartaz, dessa vez valorizando o compromisso do engenheiro com o desenvolvimento sustentável e a sociedade", contou Caetano.

Procurada pela reportagem, a assessoria de comunicação da instituição de ensino esclareceu que o cartaz não teve sua fixação no mural autorizada pela universidade e que, para que qualquer aviso seja publicado na Unicap, é necessário que o material passe por uma análise feita pela assessoria da instituição, que poderá autorizar a sua publicação através de um carimbo.

Ainda segundo o setor de comunicação, qualquer prática de incentivo à destruição do meio ambiente não combina com os valores humanistas defendidos pela Unicap, que promove atividades de cunho ambiental e inclui em todos os seus cursos disciplinas como Humanismo e Cidadania e Humanidade e Transcendência. A assessoria ainda ressaltou que todos os cartazes publicados pela turma 2016.2 de Engenharia foram removidos e que, especificamente para o curso de Engenharia Civil, existe a disciplina de Ecologia e Controle Ambiental, ministrada no 8; período do curso.

Os estudantes que fixaram o cartaz em quadros de aviso sem contar com a autorização da universidade não serão punidos, já que a Unicap não impõe sanções aos alunos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação