Jornal Correio Braziliense

Brasil

Após acidente na França, Anac muda recomendação a companhias aéreas

As empresas terão que implementar procedimentos que assegurem a permanência de pelo menos duas pessoas autorizadas na cabine de comando



[SAIBAMAIS]Segundo a Anac, a recomendação está em consonância com a de outras autoridades reguladoras da aviação civil do mundo. A agência atribuiu a mudança ao acidente com o voo 4U9525, da Germanwings. Investigações apontam que o copiloto teria derrubado a aeronave deliberadamente. A agência nacional ressaltou ainda que "essa recomendação poderá ser revista em função de sua execução ou de novas informações sobre o acidente com o voo 4U9525".

A companhia norueguesa Norwegian Air Shuttle, a britânica EasyJet, a canadense Air Transat e a irlandesa Icelandair anunciaram novos procedimentos para que sempre haja duas pessoas dentro da cabine de controle. A finlandesa Finnair já aplica esta medida, de acordo com P;ivyt Tallqvist, porta-voz da companhia.

Porta trancada
"Abra a maldita porta", gritou o comandante do avião da Germanwings para seu copiloto que levava a aeronave contra a montanha, provocando gritos de pânico dos passageiros alguns minutos antes de cair. As informações foram obtidas a partir da caixa preta que registrou o som ambiente da cabine ; o vídeo de um telefone celular, encontrado intacto entre os destroços, mostra que os passageiros gritaram durante os instantes finais.

Durante os primeiros 20 minutos de voo, o comandante Patrick S. e o copiloto Andreas Lubitz fizeram comentários banais. O comandante explica a Andreas , por exemplo, que não teve tempo de ir ao banheiro antes de decolar em Barcelona. Às 10h27, o piloto pediu a Lubitz que preparasse o pouso em Düsseldorf. O copiloto diz "espero", "vamos ver".

O piloto deixa a cabine para ir ao banheiro e o avião começa a descer. Logo depois, um barulho, como se alguém tentasse entrar na cabine, é ouvido. Depois a voz do piloto dizendo: "Pelo amor de Deus, abra a porta". No fundo, os passageiros começam a gritar. O comandante tenta abrir a porta com um machado e, em seguida, grita: "Abra a maldita porta".

Por volta das 10h40, o Airbus toca a montanha e os gritos desesperados dos passageiros são ouvidos. São os últimos ruídos da gravação. Imediatamente depois, a aeronave se choca a 700 quilômetros por hora e explode com 150 ocupantes nos Alpes franceses.

(Com France Presse)