O ministro da Defesa, Jaques Wagner, anunciou nesta quarta-feira (01/04) o apoio na implementação da Hidrovia do Rio Madeira, que vai cortar os estados de Rondônia e Amazonas. O projeto terá a extensão de 1076 km. O custo será de R$ 40 milhões, o que cobriria a construção de apenas 40 km de rodovias na área.
A implantação do projeto será feita em quatro fases: levantamento hidrográfico, produção da carta náutica, sinalização e a remoção de materiais, solo, sedimentos dos leitos dos rios. As etapas serão articuladas com outros ministérios e com a Marinha do Brasil.
Além do anuncio, o ministro participou da cerimônia de recebimento do Navio Hidrocenográfico ;Rio Branco;. O projeto foi realizado pelo Centro de Projetos de Navios da Marinha e desenvolvido pela Indústria Naval do Ceará (INACE)
A embarcação vai aumentar a segurança e o tráfego nos rios amazônicos. Com investimento de R$ 55 milhões, o navio também vai realizar o levantamento cartográfico e mapear leitos para prevenir acidentes com bancos de areia.