Brasil

Vazamento de combustível na área de incêndio em Santos preocupa bombeiros

Eles temem que novos acidentes aconteçam no litoral paulista. Meio ambiente da região já está afetado

Warner Bento Filho
postado em 08/04/2015 06:15

Eles temem que novos acidentes aconteçam no litoral paulista. Meio ambiente da região já está afetado


Os vazamentos de combustível em Santos (SP) se tornaram o motivo de maior preocupação na região atingida pelo mais grave incêndio de área industrial já registrado no país, que completa hoje uma semana. Há o risco de novas explosões, além de a água usada para o resfriamento dos tanques e devolvida à natureza já estar contaminada ; o que tem causado mortandade de peixes devido à falta de oxigênio, à temperatura e à presença de agentes químicos no hábitat.

Cerca de 36 milhões de litros de combustível já foram queimados no incêndio, provocando uma imensa coluna de fumaça preta, com riscos à saúde da população e ao meio ambiente. Moradores das regiões próximas ao terminal da empresa Ultracargo, onde ocorre o incêndio, reclamam da fuligem que cai sobre as casas e da falta de informação a respeito dos riscos e de como devem proceder. A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) assegura que a qualidade do ar não foi alterada.

O Ministério Público Estadual (MPE), porém, alerta para o risco de a fumaça provocar doenças alérgicas ou respiratórias crônicas na população. De acordo com o MPE, a fumaça também pode gerar a ocorrência de chuva tóxica, ;com potencial prejudicial pelo grande impacto ambiental na região da Serra do Mar, onde se localiza o Parque Estadual da Serra do Mar;. A unidade de conservação, de 315 mil hectares, contém a maior área contínua de Mata Atlântica preservada no Brasil.

De acordo com o MPE, que abriu inquérito para apurar responsabilidades, o incêndio provocou ;alteração significativa da qualidade das águas, em razão da necessidade de drenar para o estuário de Santos grande quantidade de água contaminada com derivados de petróleo, com o aparecimento, em diversos pontos, de grande quantidade de peixes mortos;, diz a portaria que determinou a abertura da investigação.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação