Jornal Correio Braziliense

Brasil

Após rejeição, dupla sertaneja se desculpa e diz desconhecer 'revenge porn'

Clipe de Max e Mariano, já removido das redes sociais, mostra ex divulgando vídeo íntimo da namorada; advogado diz que é apologia ao crime

Depois da repercussão negativa nas redes sociais, a dupla sertaneja Max e Mariano pediu desculpas em uma nota publicada no Facebook nessa quarta-feira (8/4). Os artistas goianos, até então pouco conhecidos, afirmaram que o intuito deles era apenas ;relatar um momento vivido nos dias de hoje pela sociedade;. A música ;Eu vou jogar na internet;, cujo clipe foi lançado nessa segunda-feira (6/4) na web, gerou críticas sobre a apologia ao ;revenge porn;, ou seja, a divulgação de fotos ou vídeos íntimos de alguém, sem consentimento, por vingança. Veja o vídeo:

[VIDEO1]

No texto, Max e Mariano afirmam ter removido o vídeo, por conta da rejeição do público. ;Nunca imaginávamos que isso aconteceria, nunca passou pela nossa cabeça tamanha proporção e negatividade, não somos a favor de revenge porn, não sabíamos sobre tal;. O clipe da música mostra um casal que termina e a mulher segue em frente. Por vingança, o ex-namorado espalha nas redes sociais vídeos íntimos do casal - gravados sem consentimento dela, segundo o clipe deixa a entender.



[SAIBAMAIS]Mesmo com a explicação e o pedido de desculpas, muitas pessoas continuaram a criticar os artistas, provocando uma nova onda de comentários negativos no Facebook. ;Não se faz piada com a desgraça alheia. Chama-se piada de mau gosto. Alerta se faz com bons exemplos, reflitam;, escreveu a leitora Sheila Rocha;. ;Aprendendo com o erro: ler sobre o quanto este é um comportamento machista, além claro, de criminoso; , escreveu Karen Drago.

Denúncia
Consultado pela reportagem, o advogado especialista em direito digital Leonardo Zanatta afirma que a dupla pode e deve ser denunciada nas redes sociais e na Polícia Federal. ;Além de ser de extremo mau gosto, trata-se de apologia ao crime: eles fazem apologia à exposição vexatória de alguém;, explica Zanatta.



Questionada se a dupla iria manter a música no repertório de apresentações, a assessoria de imprensa ; contratada às pressas em meio à crise ; afirmou que ainda vai decidir sobre isso, já que a canção era uma das principais do novo trabalho da dupla, que já tem um disco lançado.

Confira trecho da letra que explica o conceito de revenge porn:
"E sem que você percebesse
Eu gravei de nós dois um vídeo de amor
Eu vou jogar na internet
Nem que você me processe;