Brasil

Justiça de SP suspende uso do aplicativo Uber em todo o país

Pedido foi feito pelo sindicato dos taxistas de São Paulo

Diário de Pernambuco
postado em 29/04/2015 12:50
Aplicativo foi suspenso em todo o Brasil

O aplicativo de caronas pagas Uber, popular no mundo todo e que gerou protestos de taxistas pelo Brasil, foi suspenso nesta quarta-feira (29/4) em todo o país. A Justiça de São Paulo acatou pedido do sindicato dos taxistas do estado e expediu uma liminar determinando a suspensão das atividades do aplicativo, sob pena de multa diária de R$ 100 mil.



A ordem também proíbe a atuação do Uber na cidade de São Paulo, com multa de R$ 5 milhões caso seja descumprida. A decisão, proferida pelo juiz Roberto Luiz Corcioli Filho determina ainda que o app deixe de ser fornecido nas lojas online do Google, Apple, Microsoft e Samsung e que o Uber seja suspenso remotamente nos celulares dos usuários que já possuírem o aplicativo.

A liminar atende ao pedido de taxistas em todo o país. Manifestações de motoristas em várias cidades brasileiras ocorreram no início do mês. Em São Paulo, cerca de 3 mil taxistas foram às ruas reclamando que o app seria ilegal e que os motoristas contratados pela empresa não teriam licença para atuar.

Segundo a assessoria de imprensa do Uber, a empresa ainda não foi notificada da decisão judicial e, portanto, o serviço está ativo em todo o país.

Confira a nota da Uber na íntegra:


As inovações tecnológicas trouxeram inúmeras oportunidades para as pessoas e as cidades. É por meio da tecnologia que as cidades vão se tornar cada vez melhores e mais acessíveis para o cidadão, que precisa ter seu direito fundamental de escolha assegurado. A Uber é uma empresa de tecnologia que conecta motoristas parceiros particulares a usuários. Reforçamos publicamente nosso compromisso em oferecer aos paulistas uma alternativa segura e confiável de mobilidade urbana. A Uber não foi notificada sobre esta decisão.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação