Brasil

Ex-ministro da Agricultura Mendes Filho morre aos 60 anos em Porto Alegre

postado em 10/05/2015 11:28

O deputado federal e ex-ministro da Agricultura Mendes Ribeiro Filho, 60 anos, morreu na madrugada deste domingo (10/5), em Porto Alegre. Ele lutava contra um câncer no cérebro desde 2007. Mendes Filho estava internado desde o ano passado no Hospital São José. O velório ocorre desde as 8h na Assembleia Legislativa da região. O corpo será cremado no Crematório Metropolitano.



Em nota, a presidente Dilma Rousseff lamentou a morte do ex-ministro da Agricultura. Segundo ela, Mendes Ribeiro lutou pela democracia e por um País mais justo e menos desigual. ;Mendes era um amigo leal e um político sempre pronto para o diálogo e a tolerância". Mendes Ribeiro Filho assumiu o Ministério da Agricultura em 2011, durante governo da presidente Dilma, e permaneceu no cargo até 2013.

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, também se manifestou: "Com grande pesar, recebi a notícia da morte do amigo Mendes Ribeiro Filho, colega de geração, convivemos durante três mandatos na Câmara dos Deputados. Grande deputado que honrou com coragem o mandato concedido pelo povo gaúcho em cinco legislaturas".

O governador do Rio Grande do Sul, Ivo Sartori, também divulgou nota na qual lamentou o falecimento do ex-ministro e decretou luto oficial de três dias no estado. "A trajetória de Mendes Ribeiro Filho foi marcada por lealdade e espírito público. Ele era um ponto de equilíbrio em todas as ocasiões. O consenso e o entendimento faziam parte de sua natureza. Mendes foi um grande ser humano, político e amigo. Acima de tudo, um agregador.;, disse Sartori.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação