Brasil

Moradores do RJ só podem voltar para prédio depois de quarta-feira

O edifício foi abalado, por volta das 6h, por uma explosão no apartamento 1.001, provavelmente ocasionada por vazamento de gás.

postado em 18/05/2015 21:13
Edifício Canoas,  em São Conrado, na zona sul do Rio, foi abalado, por volta das 6h, por uma explosão no apartamento 1.001, provavelmente ocasionada por vazamento de gás
Os moradores do Edifício Canoas, em São Conrado, zona sul do Rio, não poderão retornar para os seus apartamentos antes da próxima quarta-feira (20), informou hoje (18) o secretário executivo da prefeitura do Rio, Pedro Paulo de Carvalho. O edifício foi abalado, por volta das 6h, por uma explosão no apartamento 1.001, provavelmente ocasionada por vazamento de gás.

Pedro Paulo esteve no imóvel durante a tarde, supervisionando a operação de retirada de pertences pessoais pelos moradores, que foram separados em grupos e puderam subir até seus apartamentos, onde tiveram dez minutos para recolher algumas roupas, documentos e remédios.

;Não tem ainda um prazo específico de interdição. Nas próximas 48 horas não há possibilidade de retorno;, declarou o secretário, que afastou o perigo de novos desabamentos no prédio, pois a força da explosão abriu um buraco entre o décimo e o nono andar, levando ao acúmulo de uma grande quantidade de entulho sobre a laje do oitavo andar: ;Não tem mais risco;.

A moradora Sandra Amaral aguardava na calçada em frente ao prédio, na companhia de seus três gatos, o retorno do marido, que foi ao imóvel do casal resgatar o que fosse possível. Eles passariam a noite na casa de amigos. ;Acordei com o estrondo e a janela tremeu. Aí uma amiga ligou dizendo para eu descer. Depois meu marido, com a ajuda dos bombeiros, voltou para retirar os gatos. Estou esperando meu marido buscar o resto das coisas;, disse Sandra.

Do lado de fora do edifício, os moradores ainda estavam atônitos com a situação. Alguns diziam que, em questão de minutos, suas vidas tinha virado de cabeça para baixo, como Fernando Gélio, morador do sétimo andar, abaixo do apartamento que explodiu. ;Eu não fui trabalhar, eu não tenho nada, não tenho um documento, não tenho dinheiro. Eu preciso ir para a casa de um familiar e preciso trabalhar;, desabafou Fernando.

O inquilino do apartamento 1.001, o empresário alemão Markus Muller, ficou gravemente ferido e foi levado para o Hospital Municipal Miguel Couto. De acordo com a assessoria da Secretaria Municipal de Saúde, o estado dele, no início da noite, era considerado gravíssimo, pois ele teve mais de 50% do corpo queimado e havia passado por uma cirurgia.

Uma lei estadual recentemente aprovada prevê a vistoria obrigatória no sistema de gás de todos os imóveis no estado do Rio. A legislação vai entrar em vigor dentro de 60 dias, para que seja regulamentada, com a indicação de empresas autorizadas a fazer o serviço.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação