Brasil

Em Brasília, mafioso italiano permanece preso na sede da Polícia Federal

Foragido desde 1984, ele foi preso na manhã dessa terça-feira (26/5) em uma ação conjunta da PF com a Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol) e a Polícia Italiana

Jacqueline Saraiva
postado em 27/05/2015 10:25
Foragido desde 1984, ele foi preso na manhã dessa terça-feira (26/5) em uma ação conjunta da PF com a Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol) e a Polícia ItalianaAcompanhado por agentes da Polícia Federal (PF), o italiano Pasquale Scotti, 56 anos, deixou o Recife por volta das 6h desta quarta-feira (27/5) e chegou a Brasília por volta das 9h, em um voo doméstico. Segundo a PF, ele foi levado para a o prédio da Superintendência, onde deve aguardar um comunicado do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre onde ficará preso até a conclusão do processo de extradição. O mais provável é que ele fique na ala federal do Complexo Penitenciário da Papuda. Foragido desde 1984, ele foi preso na manhã dessa terça-feira (26/5) em uma ação conjunta da PF com a Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol) e a Polícia Italiana.

O mafioso é membro da organização criminosa Camorra Napolitana. No Recife, ele se estabeleceu após entrar em território brasileiro, em 1986. A ação é considerada umas das prisões mais importantes dos últimos anos pela Polícia Internacional no Brasil. Scotti foi condenado pela Justiça de seu país à prisão perpétua, por 26 homicídios, além de crimes de extorsão e resistência, cometidos entre 1980 e 1983. Em 1984, escapou do hospital onde estava custodiado.

No Brasil, Pasquale usava o nome Francisco de Castro Visconti, se casou e teve dois filhos. Desde 1987, ele vivia na capital pernambucana. No momento em que foi preso, ele disse que a família brasileira não sabia de sua identidade real. As investigações iniciais sobre sua localização foram feitas pela Interpol, na Itália, em fevereiro. Integrantes da Camorra teriam passado à polícia informações de que Pasquale estaria na América do Sul. No dia 23, a Interpol remeteu ao Brasil um mandado de prisão da Justiça italiana.

O mafioso tentou negar a verdadeira identidade, mas a confirmação foi dada por meio do cruzamento das impressões digitais com dados da Polícia Federal. Policiais da Interpol pediram a prisão dele ao Supremo Tribunal Federal (STF) na sexta-feira. O pedido foi autorizado no sábado. Scotti foi levado à sede da Superintendência da PF no Recife.



[SAIBAMAIS]Cabe agora ao Ministério da Justiça e ao Itamaraty intermediar o contato entre os governos brasileiro e italiano sobre a extradição de Pasquale. ;As autoridades italianas serão notificadas da prisão, quando então se inicia o prazo de 40 dias para que o governo da Itália apresente os documentos necessários para o pedido de extradição do preso. Esse pedido será julgado pelo Supremo Tribunal Federal e, dependendo da decisão, ele poderá ser entregue;, afirmou o secretário nacional de Justiça do Ministério da Justiça, Beto Vasconcelos. Entre 2010 e 2014, o STF julgou 17 pedidos de extradição para a Itália. Desses, nove foram concedidos, cinco concedidos parcialmente, dois foram negados e em um caso houve desitência por parte do país europeu.

A pasta não comentou se a situação do ex-diretor do Banco do Brasil Henrique Pizzolato, condenado no Mensalão, pode afetar o destino de Scotti. Colegiado de juízes do Tribunal Administrativo de Lacio, na Itália, julgam o caso em 3 de junho. Dependendo do resultado, ele pode ser extraditado em seguida. Pizzolato foi condenado a 12 anos e sete meses de prisão e multa de R$ 1,3 milhão por corrupção passiva, peculato e lavagem de dinheiro na ação penal do mensalão. Ele fugiu para a Itália em 2013, assim que o mandado de prisão foi expedido. Localizado em fevereiro de 2014, foi preso na cidade de Maranello, por porte de documento falso.

Com informações de Marcella Fernandes

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação