postado em 06/06/2015 08:00
No último dia de inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), alunos enfrentaram problemas no site e não conseguiram concluir o processo. Depois de algumas horas em frente ao computador, a estudante Naylieê Moreira, 17 anos, não conseguiu imprimir a GRU, documento necessário para pagar a taxa de inscrição no banco. O processo só é confirmado com esse pagamento, que deve ser feito até a próxima quarta-feira (10). ;Eu colocava meu CPF e data de nascimento e dava erro o tempo inteiro. Teve uma hora que apareceu que meu CPF não estava registrado na Receita Federal. Deixei o site mais de uma hora aberto;, conta.A adolescente, que concluiu o ensino médio no ano passado, aposta no desempenho no Enem como uma forma de conseguir entrar no curso de gastronomia. O resultado da prova é um dos critérios para ingresso no Programa Universidade Para Todos (ProUni), no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e para concessão de bolsas no Ciência Sem Fronteiras, entre outros programas educacionais. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), responsável pelo exame, 7,3 milhões de pessoas haviam se inscrito até as 16h de ontem. O número estava em 6,7 milhões às 10h da manhã e encerrou a quinta-feira com 5,8 milhões de inscritos, o que mostra um ritmo crescente perto do fim do prazo.
[SAIBAMAIS]Leia mais notícias em Brasil
A estudante Sofia Medeiros, 16 anos, foi uma das que deixou a inscrição para o fim do prazo, após ouvir amigos reclamarem de congestionamento no site nos primeiros dias. O processo começou em 25 de maio. A aluna, do segundo ano do ensino médio, conseguiu concluir o processo na quarta-feira e acredita que participar do exame vai ajudá-la a se preparar para o próximo ano. ;Eu fiz também no primeiro ano. Tinha algumas coisas que não deu para responder, mas é uma forma de conhecer melhor a prova;, afirma. Alunos do primeiro ou segundo ano podem participar apenas como treineiros. Os resultados individuais para essa categoria serão divulgados 60 dias após a disponibilização dos resultados para os demais concorrentes.
O Inep afirmou que não prorrogaria o prazo de inscrição e que as dificuldades foram pontuais. Candidatos que tiveram problemas técnicos não têm mais como se inscrever a partir de hoje. Em alguns momentos, o site registrou 2.500 acessos por minuto, de acordo com o órgão. O instituto havia orientado que os estudantes buscassem horários com menor fluxo de acessos na internet. No primeiro dia de inscrições, candidatos usaram as redes sociais para reclamar de dificuldades. O Enem ficou entre os principais tópicos do Twitter no Brasil durante todo o dia.
A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.