Brasil

PM desfaz invasão em fazenda de réu condenado no Paraná

Propriedade de Abib Miguel foi tomada por 250 sem-terra da da Frente Nacional de Luta Campo e Cidade. Invasões antigas continuam ativas

Eduardo Militão
postado em 07/06/2015 16:47

Vizinhos de Abib Miguel fizeram bloqueio com 200 máquinas agrícolas A Polícia Militar de Goiás conseguiu retirar sábado (6/6) 250 integrantes sem terra da Frente Nacional de Luta Campo e Cidade (FNL) da fazenda do ex-diretor da Assembleia Legislativa do Paraná Abib Miguel. Ele foi condenado a 37 anos de prisão, sentença que foi cancelada este ano, por desvio de dinheiro, quadrilha e lavagem de capitais. A fazenda Isabela, que fica em São João da Aliança (GO), a aproximadamente 200 km de Brasília, ainda está sob bloqueio judicial por lavagem, segundo o comandante do grupo de operações da cidade, sargento Elias Alves de Souza. A operação foi comandada pelo major Carlos Eduardo Belelli.

Segundo os militares, a invasão aconteceu às 4h30 da manhã, após uma informação falsa ter mobilizado os PMs para o Vale do Paranã. Os sem-terra, liderados por Hugo Daniel Maciel, tomaram o caseiro da fazenda em cárcere privado por algum tempo, segundo Souza, mas depois ele foi liberado. A fazenda possui cerca de 1500 hectares e é uma das quatro propriedade de Abib Miguel na produção de soja e milho.


A partir de um grupo de whatsapp chamado de ;Terra no zóio;, cerca de 30 produtores rurais da vizinhança levaram 200 máquinas agrícolas e caminhões para a frente da fazenda, bloqueando o acesso de novos sem-terra, comida e água. Com isso, ficou inviabilizada a permanência dos integrantes da FNL no local. Segundo o sargento Souza, a PM, o advogado dos integrantes do movimento e um desembargador de Goiânia intermediaram uma saída pacífica. Havia 28 policiais e dez viaturas no local.


Leia mais notícias em Brasil

Os sem-terra e o caseiro assinaram um termo de ajuste de conduta para saírem do local. Os agricultores da vizinhança forneceram ônibus e gasolina para os invasores do FNL deixarem a fazenda, que fica próxima à rodovia GO-118, na divisa com o município de Água Fria de Goiás. ;Foi preponderante a ação da vizinhança em inviabilizar o acesso;, avaliou Souza. Por volta das 17h, a fazenda foi desocupada totalmente.


Segunda ação

Essa é a segunda ação do FNL contra propriedades de Abib Miguel na cidade, que possui quatro fazendas na região. Em fevereiro, os sem-terra acamparam na fazenda Cerrado, onde hoje vivem 1.800 pessoas do movimento.


Abib Miguel foi condenado no ano passado a 37 anos de cadeia pela Justiça do Paraná porque, quando era diretor geral, produziu atos secretos incluindo funcionários fantasmas na folha de pagamento, segundo a denúncia do Ministério Público local. Ao todo, 15 réus foram condenados em oito ações criminais de primeira instância. Mas em 6 de março o TJ paranaense anulou a condenação de Abib argumentando que ele não teve amplo direito de defesa.


A ação da PM foi motivada pelo fato de uma propriedade privada ter sido invadida, não importando quem seja o dono dela, informaram autoridades ao jornal.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação