Brasil

Ministro da Educação confirma segunda edição do Fies para 2015

Após as recentes polêmicas envolvendo o programa, a pasta não havia confirmado se seriam abertas novas vagas no segundo semestre

postado em 08/06/2015 23:11
O ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, afirmou na noite desta segunda-feira (08/06), em sua página no Facebook, que haverá uma segunda edição do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) neste ano. Após as recentes polêmicas envolvendo o programa, a pasta não havia confirmado se seriam abertas novas vagas no segundo semestre de 2015. Janine não afirmou quantas vagas serão abertas.

"Teremos, em 2015, a segunda edição do FIES. Novos contratos de financiamento serão possíveis", escreveu. De acordo com o ministro, será priorizada a formação de professores e de curso na área de saúde e engenharia. Ele explicou ainda que os cursos com notas 4 e 5 (as maiores nas avaliações do MEC) terão prioridade sobre os de nota 3. Outro critério usado será dar preferência às regiões Norte e Nordeste. Janine destacou, contudo, que a priorização "não significa excluir outros cursos".

Na primeira chamada do Fies, o programa contou com R$ 2,5 bilhões destinados para 252.442 novos contratos de financiamento. Metade de quem tentou obter crédito novo para financiar o curso superior neste ano ficou de fora. O programa atende a 1,9 milhão de alunos. O prazo para renovação de contratos termina 30 de junho.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação