Brasil

Ex-PM é condenado a 18 anos de prisão pela morte do menino João Roberto

O julgamento no 2º Tribunal do Júri da cidade do Rio de Janeiro terminou na madrugada de hoje (10)

postado em 10/06/2015 12:01
O julgamento do ex-cabo da Polícia Militar (PM) Wiliam de Paula, acusado pela morte do menino João Roberto Amorim Soares, de 3 anos, em 2008, foi condenado a 18 anos de prisão em regime inicial fechado. O julgamento no 2; Tribunal do Júri da cidade do Rio de Janeiro terminou na madrugada de hoje (10).

Em 2008, William de Paula tinha sido absolvido do crime de homicídio e foi condenado à pena de prestação de serviços comunitários, pelo crime de lesão corporal, mas o Ministério Público pediu a realização de um novo júri, que resultou na condenação.

João Roberto estava no carro com a mãe, Alessandra Amorim Soares, quando o veículo foi atingido por tiros disparados de uma viatura da Polícia Militar (PM), em uma rua da Tijuca, na zona norte da cidade, em 6 de julho de 2008. O menino foi baleado e morreu.

O juiz Jorge Luiz Le Cocq D; Oliveira, que sentenciou William de Paula, considerou que os policiais tiveram culpa e não adotaram cautelas mínimas. Ainda segundo o magistrado, nada justifica a atitude dos policiais, mesmo que no interior do veículo houvesse criminosos.

De acordo com a decisão de D; Oliveira, "as consequências do evento não poderiam ser mais dramáticas, perdendo uma criança de três anos estupidamente a sua vida, o que causou profunda comoção, à época, na sociedade carioca e em todo o país".

O ex-policial William de Paula e o ex-soldado Elias Gonçalves da Costa estavam perseguindo criminosos, quando, segundo eles, confundiram o carro de Alessandra com o veículo dos bandidos. Elias Gonçalves foi absolvido do crime de homicídio em um segundo julgamento, em 2011.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação