Brasil

Campanha busca estimular doação regular para manter bancos de sangue

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que, todos os anos, 108 milhões de doações de sangue são feitas em todo o mundo

postado em 14/06/2015 18:25
Desde criança, Thiago Patrício da Luz, de 26 anos, sonhava poder ajudar a alguém por meio da doação de sangue. Ouvia com frequência conversas a respeito na igreja, na escola e entre conhecidos. Quando alcançou idade suficiente, sempre que tentava levar alguém da família como companhia, ouvia algo como ;No fim de semana nós vamos;. E a ação nunca se concretizava. Até que, aos 20 anos e recém-casado, o produtor convenceu a esposa a ir com ele ao hemocentro.

;É uma coisa que não custa [nada]. Não é um esforço e é muito rápido, ainda mais diante do número de pessoas que podemos ajudar e do benefício que podemos fazer pelos outros;, contou. Atualmente, Thiago e a esposa são doadores regulares e procuram o hemocentro a cada três meses para fazer a coleta de sangue. O próximo passo, segundo ele, é se cadastrar como doador de medula óssea. ;É uma coisa relativamente simples e que pode mudar a vida da pessoa que vai receber a doação.;

Leia mais notícias em Brasil


Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que, todos os anos, 108 milhões de doações de sangue são feitas em todo o mundo. Metade delas é registrada em países de alta renda, onde vivem apenas 18% da população mundial. No Brasil, a doação de sangue é feita por meio dos serviços de hemoterapia públicos e privados, onde são contabilizadas cerca de 3,7 milhões de coletas ao ano.

No Dia Mundial do Doador de Sangue, lembrado hoje (14), a OMS lança a campanha Obrigado por Salvar Minha Vida. A ideia é incentivar as pessoas que já doam sangue a se tornarem doadores regulares e os que nunca doaram a doar pela primeira vez. Desde 2004, houve um aumento de 25% nas doações de sangue em todo o mundo.

Dayane Soares, de 26 anos, doou sangue pela primeira vez no dia em que completou 18 anos, idade mínima exigida na época para passar pelo procedimento. Desde então, a soldado do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal doa sangue a cada três meses. O saldo: pelo menos 25 doações feitas e muita vontade de ajudar o próximo.

;Hoje, por conta da minha profissão, vejo a necessidade que existe da doação de sangue. É uma forma de ajudar e eu pretendo mantê-la até quando puder;, disse. ;As pessoas têm medo do calibre da agulha, não têm disposição ou dizem que vão depois, outro dia, outra hora. Não dói nada e é diferente de fazer uma coleta de sangue para exames. E o atendimento é muito bom;, completou.

Podem doar sangue pessoas com idade entre 16 e 69 anos (no caso de menores, mediante consentimento formal do responsável legal) que pesem acima de 50 quilos e gozem de boa saúde, sem fazer uso de nenhum tipo de medicamento. É preciso apresentar um documento oficial com foto em bom estado de conservação.

Antes de fazer a coleta, é importante estar bem alimentado, ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior, não praticar exercícios físicos ou ingerir bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem o procedimento. No caso de fumantes, a recomendação é não fumar duas horas antes da doação. Quem tem tatuagem, piercing ou maquiagem definitiva deve aguardar 12 meses após o procedimento para se tornar doador.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação