Agência France-Presse
postado em 18/06/2015 18:07
Washington, Estados Unidos - Milhares de viajantes poderão enfrentar frustrantes demoras para visitar os Estados Unidos nas próximas semanas, devido a uma falha técnica que paralisou a tramitação de vistos americanos em todo o mundo.Os técnicos já anunciaram que não será possível reiniciar o serviço esta semana.
Uma equipe de 100 especialistas em Computação trabalha para resolver um problema de hardware em uma instalação do Departamento de Estado americano ocorrida em 9 de junho.
As embaixadas e os consulados americanos em todo o mundo recebem cerca de 50 mil pedidos de visto diariamente.
Leia mais notícias em Brasil
À medida que o verão (hemisfério norte) se aproxima, o sistema começa a ficar sobrecarregado. Em agosto, o fluxo aumenta bastante, com os milhares de estudantes que chegam ao país.
"Não esperamos que o sistema esteja on-line antes da próxima semana. Não posso lhes dar detalhes mais específicos", declarou o porta-voz do Departamento de Estado americano, John Kirby, na quarta-feira.
"É um problema em todo o mundo, e estamos trabalhando contra o relógio para resolvê-lo", acrescentou.
A falha no hardware impede "o processamento e a transmissão das comprovações de dados biométricos ligados à segurança", explicou o porta-voz.