Brasil

Pequisa mostra que 28% dos brasileiros querem empreender

De acordo com o levantamento, 78% das pessoas que desejam abrir o próprio negócio estão se preparando: 38% pesquisam a área em que desejam atuar, 28% guardam dinheiro para investir e 12% se aperfeiçoam em cursos e estudos

postado em 12/07/2015 11:42

Marcelo Sousa optou por uma franquia como primeiro negócio

A insatisfação no ambiente de trabalho é um problema que atinge cada vez mais pessoas. Segundo pesquisa da International Stress Management Association (Isma Brasil), 72% dos trabalhadores estão descontentes nesse quesito. De acordo com o levantamento, realizado no fim do ano passado com profissionais das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre, as principais reclamações têm a ver com falta de reconhecimento, excesso de tarefas e problemas de relacionamento. Diante de um cenário como esse, muitos apostam no empreendedorismo como saída. Foi o caso de Marcelo Sousa, 35 anos, franqueado de uma empresa de comércio de colchões há dois anos e meio. Educador físico de formação, ele fez carreira na área de autopeças, passando de auxiliar de estoquista a representante comercial em cerca de 15 anos.

No entanto, as mudanças constantes de local de trabalho constantes passaram a incomodá-lo. ;Em 2009, conheci a franquia. Durante um tempo, trabalhava na empresa de autopeças durante o dia e era vendedor de colchões à noite, de porta em porta;, relembra Sousa. Quando a franqueadora passou a exigir ponto fixo para continuar no negócio, ele teve uma atitude radical: vendeu o apartamento onde morava e, com o dinheiro, teve recursos para reformar uma loja no centro de Taguatinga. ;Sou casado e tenho três filhos, mas em nenhum momento tive dúvidas sobre a minha decisão porque minha esposa me apoiou. Antes de tomar esse passo, procurei me capacitar para ter mais conhecimento sobre gestão;, afirma.

Vontade coletiva
Cerca de 38,5 milhões de brasileiros sonham em fazer parte do time de Marcelo Sousa. Segundo pesquisa do instituto Data Popular divulgado no final de junho, 28% dos brasileiros querem empreender. Em 2013, o percentual era de 23%. De acordo com o levantamento, 78% das pessoas que desejam abrir o próprio negócio estão se preparando: 38% pesquisam a área em que desejam atuar, 28% guardam dinheiro para investir e 12% se aperfeiçoam em cursos e estudos. Procurar orientação sobre a área em que pretendem atuar é passo fundamental para obter sucesso na opinião do consultor de empresas Guilherme Mendes. ;Empreender não é uma decisão fácil e também não se pode começar com a ideia de que tudo vai dar super certo. É preciso planejar e aproveitar oportunidades, em vez de levar em conta apenas a necessidade;, diz.

Entre as medidas que devem ser tomadas antes de pedir as contas, estão descobrir se o produto ou serviço a ser oferecido tem demanda, analisar a concorrência e, de preferência, elaborar um plano de negócios. ;Não recomendo sair do trabalho sem ter algo encaminhado. Você pode aproveitar a noite e os fins de semana para se dedicar às pesquisas sobre o negócio;, orienta Mendes. ;Quando tiver uma posição definida, conte para o chefe imediato e para o setor de recursos humanos com antecedência;, diz.

Do outro lado da história, a gerente de RH Mara Bonafé, da Employer Recursos Humanos, recomenda cautela a quem decide deixar o emprego. ;A pessoa deve tentar sair bem com todo mundo, agindo com educação. Um bom funcionário pode voltar para a empresa normalmente se tiver o cuidado de deixar as portas abertas;, diz. Para o gestor que se vê diante de um funcionário insatisfeito, ela aconselha a busca das razões para tanta desmotivação. ;Não podemos desprezar mão de obra qualificada. Se o problema é salarial, o gestor pode estudar a possibilidade de um aumento. Caso seja uma questão interpessoal, com colegas ou chefia, pode-se organizar uma reunião para amenizar o conflito ou sugerir mudança de setor;, diz.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação