Brasil

Especialistas alertam para o aumento de veículos abandonados no país

Somente nos pátios da Polícia Rodoviária Federal, 60 mil carros, motos e similares esperam um destino

Ivan Iunes
postado em 08/08/2015 08:11
Carcaças em Taguatinga: após serem recolhidas pelo poder público, as sucatas do transporte são leiloadas em 90 dias
O aumento vertiginoso da frota de veículos no Brasil apresenta dois resultados antagônicos. Ao passo em que pode ser apontado como um dos principais símbolos do avanço no poder de consumo do brasileiro no século 21, indica um horizonte problemático quando se coloca uma questão-chave: o que fazer com o crescente número de carros, ônibus e similares abandonados em cidades e vias do país? Entre 2000 e 2014, passou de 29,7 milhões para 86,7 milhões a quantidade de meios de transporte em circulação. Como resultado do avanço, hoje, somente nos pátios da Polícia Rodoviária Federal, 60.078 veículos enferrujam sob sol e sereno, a grande maioria esquecida pelos proprietários. Na maior cidade brasileira, São Paulo, a estimativa é de que 500 carros sejam largados todos os anos, em geral, com idade superior a 20 anos. Com a multiplicação exponencial da frota, a previsão é de que a estatística do abandono cresça em igual ritmo.

A despeito do avanço da indústria automobilística, a prevenção para que ruas e cidades brasileiras não se transformem em cemitérios de veículos abandonados caminha a passos tímidos na maior parte do país. Pelo Código Brasileiro de Trânsito, o poder público pode leiloar veículos recolhidos não reclamados pelos donos há mais de 90 dias. As regras específicas sobre a apreensão das sucatas do transporte, no entanto, são diferentes, pois cada estado dita normas próprias. No Distrito Federal, há previsão de remoção se decorridos 30 dias sem qualquer movimentação de automóveis, ônibus, motos e similares. Em caso de acidente, o prazo cai para 48 horas. Se provocar grave perturbação do trânsito, 24 horas.

Desde 2011, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) promoveu 40 operações, sendo recolhidos 457 veículos/carcaças de vias públicas. O número representa apenas uma pequena parcela do que precisa ser removido. O Governo do Distrito Federal não tem pátios suficientes para abrigar o montante abandonado no Plano Piloto e nas regiões administrativas. Entre 18 e 19 de maio, o Detran-DF leiloou 1,4 mil sucatas. ;Temos muitos pedidos de remoção de veículos, mas priorizamos administrações com espaço. Somente no Plano Piloto, temos mais de 100 carros abandonados;, diz Gustavo Viana, responsável pela Operação Sucata. Segundo o especialista, as carcaças acarretam problemas de saúde e de segurança pública. ;No período das chuvas, é normal encontrar focos de mosquito da dengue. Os veículos também servem de abrigo para moradores de rua e consumidores de drogas, como o crack;, explica Viana.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação