Brasil

Após discussão, estudante morre baleado durante calourada de universitários

Testemunhas disseram que a vítima se desentendeu com o autor dos disparos por conta de um esbarrão

Mateus Parreiras/Estado de Minas, Juliana Boynard
postado em 08/08/2015 15:48
Testemunhas disseram que a vítima se desentendeu com o autor dos disparos por conta de um esbarrão

Uma calourada da Pontifícia Universidade Católia (PUC) em Belo Horizonte (MG) terminou em tragédia na noite dessa sexta-feira (7/8). O estudante Daniel Adolpho de Melo Viana, de 23 anos, foi atingido por um tiro no rosto após uma discussão. Segundo testemunhas, o autor do tiro, Pedro Henrique Costa Lourenço, 29 anos, esbarrou em Daniel e começou a gritar com a vítima, sacou uma arma de fogo e atirou. De acordo com a PM, aproximadamente 2 mil pessoas participavam de uma festa em um bar conhecido como Bar Rosa, no bairro Coração Eucarístico, Região Noroeste da capital mineira.

O público segurou o suspeito até a chegada da Polícia Militar, que prendeu o jovem. Ele foi reconhecido por funcionários do bar e foi levado para a Central de Flagrantes da Polícia Cívil, no bairro Floresta. A arma utlizada por Pedro não foi encontrada. Viana morreu na hora.

Segundo o delegado Sidney Aleluia, Pedro Henrique será autuado como suspeito por homicídio duplamente qualificado, disparo de arma de fogo no meio de festa e tentativa de homicídio contra os populares que o dominaram até a chegada das autoridades. O autor do disparo disse ser soldador e possui porte de arma. Ele ficará preso provisoriamente no Ceresp da Gameleira e na segunda-feira o inquérito seguirá para a Delegacia de Homicídios Noroeste. Daniel era estudante de Direito da Faculdade Pitágoras e estava no último ano.

Esta não é a primeira ocorrência em calouradas realizadas nas imediações da PUC Minas na sexta-feira. O estudante A.B.N.C., de 19 anos, provocou uma série de batidas ao dirigir embriagado enquanto saía da festa. Moradores da região reclamam da violência constante e do fechamento das ruas com festas.

A PUC se pronunciou sobre o caso na tarde deste sábado e ressaltou que a festividade não tem relação direta com a faculdade. No comunicado, a universidade apontou problemas no funcionamento do bar e se mostrou contra as aglomerações formadas no local.

Leia o comunicado na íntegra:
"Sobre o lamentável incidente ocorrido em um bar no bairro Coração Eucarístico, no entorno do campus da Instituição, a PUC Minas considera importante esclarecer que não se tratava de uma ;calourada; da Universidade.

O referido estabelecimento é sabidamente frequentado por um grande número de pessoas, entre eles alunos da PUC Minas, provocando, muitas vezes, transtornos para o trânsito e riscos para a segurança de toda a comunidade. Conjuntamente com os moradores da região e a Polícia Militar, a Universidade tem mantido um permanente diálogo sobre o problema, entendendo que há prejuízos claros à tranquilidade e à qualidade de vida dos vizinhos do estabelecimento. Além disso, por meio de seus professores, gestores acadêmicos e funcionários, a Universidade procura desestimular a ida de seus alunos àquele local, em função exatamente das aglomerações que ali eventualmente se dão.

Ao lamentar o ocorrido, que expressa, de modo grave, a banalização da violência em nossa sociedade, a PUC Minas reitera sua determinação em continuar buscando uma solução para o fim dos mencionados transtornos, que resulte de um amplo diálogo envolvendo toda a comunidade."

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação