postado em 12/08/2015 09:00
Tornando possível o acesso à conta bancária, busca de empregos, cursos de especialização entre outros serviços diretamente na televisão, o projeto Brasil 4D, que une a TV digital com a internet, enfim, tem data para se iniciar: abril de 2016.
[SAIBAMAIS]O projeto foi idealizado pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso, mas apenas no governo Lula saiu do papel. Adotando o modelo japonês de difusão digital e o projeto da PUC-RJ para interação com o expectador (Ginga), deu-se início no segundo maior projeto tecnológico de parceria público-privada da história do Brasil.
Denominado como Brasil 4D, referente às palavras: digital, desenvolvimento, diversidade e democracia; o projeto é destinado à população de baixa renda porque oferece interatividade, orientação sobre serviços públicos, como acesso ao extrato do FGTS e vagas de emprego, diretamente na telvevisão, de forma gratuita.
Entretanto, devido a mudança no foco de desenvolvimento de infraestrutura no país, o governo priorizou o projeto de melhorias na internet de banda-larga e a TV ficou em segundo plano, mudando o prazo final de implantação do sistema de 2016 para 2018. Para o superintedente executivo de relacionamento da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), André Barroso, essa foi uma boa escolha, "algumas interatividades que inserimos na TV digital necessitam da internet para funcionar e com maior amplitude do sinal maior será o número de usuários utilizando", explica.
As famílias que participam do Programa Bolsa Família receberão de graça o aparelho de conversão do sinal analógico para digital, que também dá acesso às interatividades. Para isso, o governo utilizará o valor de R$ 3,6 bilhões pago pelas empresas de telefonia no leilão das faixas de 700Mhz para adquirir os aparelhos conversores e atender a demanda.
Atualmente, a cobertura digital está presente em 83% do território brasileiro e em novembro deste ano, o governo fará o primeiro teste de interrupção completa do sinal analógico, em Rio Verde (GO). Caso o teste seja efetivo, o calendário atual será mantido e a previsão é que todo o país tenha cobertura e acesso digital até 2018.
Veja as datas de mudança do sinal analógico para digital:
- Novembro/2015 - Rio Verde (GO)
- Abril/2016 - Distrito Federal (DF)
- Maio/2016 - São Paulo (SP)
- Julho/2016 - Belo Horizonte (MG)
- Agosto/2016 - Goiânia (GO)
- Setembro/2016 - Rio de Janeiro (RJ)
- 2017 - Cidades com mais de 100 mil pessoas.
- 2018 - Demais cidades.