Brasil

Pesquisa mostra que espaço ocupado pelo carro tem que ser reduzido

Automóveis transportam apenas 20% do total de passageiros, mas ocupam 60% do espaço disponível nas vias públicas

postado em 13/09/2015 07:00
A superlotação da cidade por carros provoca aumento de emissões de gases de efeito estufa, poluição do ar e mais acidentes de trânsito
Especialistas em mobilidade urbana reunidos pela Associação Nacional das Empresas de Transporte Urbano (NTU) são unânimes em dizer que o espaço do carro deve ser reduzido nas cidades. Outro ponto em que os gestores estão de acordo é a necessidade de encontrar novas formas para financiar o sistema de transporte público. Todos concordam que o usuário não pode arcar sozinho com os custos. Mas há divergências em relação a como e com quem dividir a conta.

A Lei da Mobilidade, aprovada em 2012, estabelece que devem ser privilegiados os deslocamentos não motorizados sobre os motorizados. Da mesma forma que o transporte público coletivo sobre o individual. Estudo feito pela NTU, porém, mostra que no Brasil os automóveis transportam apenas 20% dos passageiros, embora ocupem 60% das vias públicas. Já o ônibus, responsável por levar 70% dos usuários, fica com 25% do espaço. É essa distorção que os especialistas querem consertar.

Leia mais notícias em Brasil

A ordenação imposta pela lei é um princípio comum no universo jurídico brasileiro, segundo o promotor de justiça Carlos Alberto Valera, do Ministério Público de Minas Gerais. ;É evidente que o interesse coletivo se sobrepõe ao individual;, diz o promotor, que precisou do argumento para garantir a permanência de corredor de ônibus instalado em Uberaba, contra a vontade de comerciantes e de proprietários de carros.

;Temos um bem finito, as vias públicas, que foi doado a um modal responsável por uma minoria dos deslocamentos. É um subsídio gigantesco ao automóvel;, diz o coordenador do Movimento Nacional pelo direito ao Transporte Público de qualidade para Todos (MDT), Nazareno Affonso.

[SAIBAMAIS]

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação