Brasil

Lixo reciclável dará desconto na conta de luz em Niterói (RJ)

Para ganhar o desconto, o cidadão terá que levar o lixo reciclado separado até um ecoponto itinerante juntamente com a conta de energia

postado em 15/09/2015 09:09
Os moradores de Niterói, na região metropolitana do Rio, poderão diminuir o preço da conta de luz, usando o lixo reciclável para obter o desconto concedido pela Ampla, concessionária responsável pela distribuição de energia elétrica no município. Nessa segunda-feira (14/9) foi inaugurado um ecoponto itinerante na sede do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), na cidade, para onde as pessoas, tendo em mãos a conta de energia, poderão levar o material reciclável como papel, plástico, papelão, entre outros.

[SAIBAMAIS]De acordo com o superintendente da Baía de Guanabara do Inea, Paulo Cunha Paixão Henriques, ao conscientizar a população sobre a importância de reciclar o lixo, o meio ambiente sofrerá um impacto com o descarte inadequado desse tipo de lixo. À medida que você consegue conscientizar a população sobre separar o lixo e ainda revertê-lo em bônus, esse lixo para de ser jogado em rios e passa a ter uma destinação correta, inclusive para ser reciclado e reaproveitado.

O vice-prefeito de Niterói, Axel Grael, disse que a ampliação da rede de pontos de entrega de material reciclável vai fazer com que a reciclagem aumente. Segundo ele, o percentual de reciclagem no Brasil é pequeno porque faltam mais iniciativas desse tipo no país. Se você tiver uma colaboração da sociedade para que ela leve o seu lixo reciclado para esses pontos itinerantes, a eficiência da coleta é muito maior, o custo é menor e o resultado final é muito melhor. O segredo de reduzir custos são com pontos como esse aqui.

O morador do bairro do Fonseca, Paulo Roberto de Souza Mello, de 70 anos, foi o primeiro a levar seu lixo reciclado no ecoponto aberto hoje e disse que o desconto facilita o pagamento da conta de luz. Antigamente, ;eu não fazia a separação do lixo, só deixava tudo junto para o lixeiro levar. Eu vejo que é importante fazer a reciclagem para ajudar o meio ambiente também. Para mim, vale a pena fazer essa coleta seletiva;.



De acordo com a Secretaria Estadual do Ambiente, no primeiro dia de funcionamento, o ecoponto iterante recebeu cerca de 100 quilos de material reciclável. O desconto é medido de acordo com o tipo de material e o volume descartado. Materiais como a lata de alumínio e garrafa pet têm descontos de R$1,80 por quilo e R$ 0,40 por quilo, respectivamente.

O ecoponto itinerante vai funcionar todas as segundas-feiras na sede da Superintendência Regional da Baía de Guanabara, no centro de Niterói, das 13h30 às 16h30.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação