Brasil

MP quer informações sobre compartilhamento de berços em hospital do Ceará

Para a promotora Isabel Porto, além de poder causar dano à saúde dos bebês, o ocorrido fere os direitos humanos

Agência Estado
postado em 15/09/2015 12:01
O Ministério Público do Estado Ceará vai instaurar procedimento administrativo para obter informações do Hospital Geral Dr. César Cals sobre o compartilhamento de berços por mais de um bebê no berçário da unidade. A situação foi exposta ontem (14/9) pelo Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Ceará (Sindsaúde Ceará), que fotografou três bebês de mães diferentes acomodados em um mesmo berço.

[SAIBAMAIS]O procedimento administrativo será instaurado por meio da Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde Pública. Para a promotora Isabel Porto, além de poder causar dano à saúde dos bebês, o ocorrido fere os direitos humanos. ;O Estatuto da Criança e do Adolescente é muito claro quando fala na priorização, no respeito e na dignidade. Isso é uma afronta e se insere também na esfera dos direitos humanos;, disse Isabe.

Ontem, em nota, a assessoria de comunicação do hospital informou que o governo do estado, responsável pela gestão da unidade, está concluindo uma reforma na maternidade e no setor neonatal, que passarão a ter 36 leitos de médio risco e 20 leitos na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. A nota acrescenta ainda que uma segunda unidade, o Hospital Maternidade José Martiniano de Alencar, funciona como apoio e retaguarda do hospital Dr. César Cals, com 24 leitos de alojamento conjunto e com 10 leitos de média complexidade.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação