Brasil

Ministro da Integração se reúne com governador do RS para falar sobre chuva

Um levantamento preliminar da Defesa Civil indica que 55 municípios foram atingidos pelas tempestades

Agência Estado
postado em 15/10/2015 13:27
Desmoronamentos tem sido frequentes em função das chuvas

O ministro interino da Integração Nacional, Carlos Vieira, e o secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Adriano Pereira, estão em Porto Alegre nesta quinta-feira (15/10) para se reunir com o governador do Rio Grande do Sul, José Sartori (PMDB), e tratar da ajuda do governo federal aos municípios gaúchos atingidos pelas chuvas.

[SAIBAMAIS]Um levantamento preliminar da Defesa Civil indica que 55 municípios foram atingidos pelas fortes chuvas que castigam o Rio Grande do Sul desde o final da tarde da quarta-feira (14/10). Foram registrados temporais, granizo, ventos de até 130 quilômetros por hora, quedas de árvores e postes de energia elétrica em praticamente todas as regiões do Estado.

Três pessoas morreram em decorrência dos eventos climáticos. Na cidade de Rio Pardo, a queda de uma árvore sobre uma casa matou mãe e filho. Em Porto Alegre, o corpo de um jovem que desapareceu ontem foi encontrado nesta manhã. Ele teria caído em um arroio durante o temporal, no bairro Sarandi.

De acordo com a Defesa Civil, 8.481 residências foram atingidas pela tempestade de quarta-feira e mais de 1 mil pessoas tiveram que deixar suas casas.



O Rio Grande do Sul está sofrendo com as chuvas acima da média desde a última semana. As precipitações elevaram o nível de rios, danificaram estradas e deixaram milhares de famílias desabrigadas.

Além de monitorar 24 horas as precipitações climáticas, o ministério enviou técnicos ao Estado para acompanhar e apoiar a Defesa Civil Estadual no levantamento das demandas municipais. Unidades do Exército e da engenharia militar estão no RS para auxiliar a população e apoiar o restabelecimento do tráfego na RS-287, que foi interrompido devido aos estragos causados pelas chuvas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação