Jornal Correio Braziliense

Brasil

Jogos Mundiais Indígenas: etnias apresentam a cultura por meio do esporte

O Cerrado estará representado pelos povos Karajá, Bakairi, Paresi, Xavante, Bororo, Nhambikwara, Rikbatsa, Canela, Manoki, Tairapé, Xerente, Javaé, Kamaiurá e Kuikuro

Esportistas de diversas regiões do Brasil e do mundo já estão em Palmas, no Tocantins, para participar da primeira edição dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas. Muitos não são atletas profissionais, mas terão a oportunidade de apresentar a própria cultura por meio do esporte. O evento reunirá 23 etnias brasileiras, além de populações tradicionais de outros 22 países.



Os representantes do Pantanal são os povos Terena e Guarani Kaiowá. Originalmente, os Terena habitavam o estado de Mato Grosso do Sul, mas hoje estão divididos em 16 terras indígenas e também podem ser encontrados nos estados de Mato Grosso e São Paulo. A luta pela demarcação é constante, pois ainda existem terras que não foram demarcadas. Atualmente são mais de 25 mil índios. Eles já participaram de 10 edições dos jogos e a principal participação é no arco e flecha.

Nesta edição dos Jogos Mundiais Indígenas, a Caatinga não terá representante.



Prefeito de Palmas
Esbanjando bom humor, o prefeito de Palmas, Carlos Amastha, agradeceu hoje (21), em entrevista, o apoio do governo federal e de empresas privadas para a realização dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas (JMPI) na capital de Tocantins. Segundo ele, essa parceria garantirá o sucesso do evento, que começa sexta-feira (23) e termina em 1; de novembro, reunindo 23 povos nacionais e grupos indígenas de 22 países.

Carlos Amastha enfatizou que a prefeitura teve um gasto de R$ 4 milhões na organização dos jogos. O dinheiro foi usado para custeio de alimentação dos indígenas e reforma das escolas que recebem os atletas estrangeiros. No entanto, conforme acrescentou Amastha, o apoio maior veio de empresas privadas e do governo federal.

O prefeito comentou a possibilidade de contar com a presença da presidenta da República, Dilma Rousseff, na abertura do evento, sexta-feira (23). A presença de Dilma tem sido especulada há dias, mas ainda não foi confirmada.

A cerimônia de abertura está marcada para as 17h30 de sexta-feira e será fechada ao público. Apenas convidados, num total de 5 mil, terão acesso à Arena Verde, local da festa. Um telão será instalado em uma praça da cidade, a fim de que a população possa acompanhar a abertura do evento. O mesmo local receberá shows de artistas locais e outros nacionais.