A consciência de se colocar em prática as leis de trânsito como uma prevenção aos riscos de acidentes, e não como uma preocupação às penalidades por elas imputadas, é um dos principais desafios de educadores no Brasil. Fazer com que o motorista use o cinto de segurança, o motociclista não circule entre os carros e o ciclista priorize o uso do capacete para se protegerem, e não para escaparem das multas, coloca o Brasil entre as nações mais carentes de educação quando o assunto é mobilidade urbana.
Hoje, representantes dos poderes públicos e legislativo, da sociedade civil, autoridades de trânsito e da iniciativa privada debatem esse e outros temas no Seminário Urbanidade, por uma mobilidade segura, parceria do Observatório Nacional de Segurança Viária com os Diários Associados, que ocorre, das 9h às 17h30, no auditório do Correio. A abertura será feita pelo ministro das Cidades, Gilberto Kassab.
Estruturado nos cinco eixos de ampliação da segurança viária em todo o mundo recomendados pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS) ; Infraestrutura e Gestão, Educação, Segurança Viária, Saúde e Fiscalização, ;, o seminário quer mapear a situação do país, as boas ações praticadas e o que pode ser feito para reduzir a violência nas vias e rodovias.
;A fiscalização é apenas um dos instrumentos de um plano que deve ser estruturado e constante;, avalia a coordenadora de Educação para o Trânsito do observatório, Roberta Mantovani, responsável pelo painel de encerramento desta tarde. As boas ações colocadas em práticas no país, como campanhas educativas, e a conscientização do cidadão nas escolas desde a fase infantil, como prevê o Código Nacional de Trânsito, estarão entre as pautas de discussões dos debatedores. ;É preciso ter uma cultura focada na segurança viária;, completa.
A proposta de especialistas é pensar o trânsito como um instrumento de educação e segurança para todas as pessoas, não só para o condutor. No Paraná, o programa Ensino sem Distância leva a grupos de crianças e adultos distantes dos 65 polos de conferência palestras transmitidas pela TV, o que amplia o público de atendimento, atingindo os habilitados, as crianças e os idosos que não sejam mais condutores.
Os resultados do que for debatido no seminário vão servir de conteúdo para um encontro que antecede a 2; Conferência Global de Alto Nível sobre Segurança no Trânsito, evento sediado pela primeira vez no Brasil, em 18 e 19 de novembro, no Centro Internacional de Convenções, em Brasília.
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