Hédio Ferreira Jr. - Especial para o Correio
postado em 03/11/2015 13:14
Os investimentos em novas tecnologias a favor do trânsito, tanto pelo poder público quanto pela iniciativa privada, seriam os caminhos para a melhoria da segurança nas vias e rodovias brasileiras. Diante dos cerca de R$ 14 bilhões que o país gasta, anualmente, com acidentes dessa natureza ; entre custos previdenciários, pré e pós-hospitalar, reposição de patrimônio e deslocamento de efetivo no socorro a vítimas ;, especialistas e autoridades que participam hoje (3/11) do Seminário Urbanidade, por uma mobilidade segura, defendem ações mais eficazes e preventivas para melhorar as condições de tráfego, principalmente nos grandes centros urbanos.
[SAIBAMAIS]O coordenador-geral de Operações Rodoviárias do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit), Alexandre Castro, acha que o governo deve aliar tecnologia à legislação, principalmente em benfeitorias nas estradas federais. Já o deputado federal Eduardo Cury (PSDB-SP) não acredita que o poder público dê conta dessas políticas sozinho. ;Tecnologias como o Uber, hoje em dia, suprem a carência do usuário que não consegue ser atendido pelo transporte público com qualidade e precisam ser ampliadas.;
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O Seminário Urbanidade é uma parceria do Observatório Nacional de Segurança Viária e dos Diários Associados com a Frente Parlamentar por um Trânsito mais Seguro, a Fundação Assis Chateaubriand e a Seguradora Líder DPVAT. Os debates estão focados em cinco eixos definidores pela Organização das Nações Unidas (ONU) para a redução de acidentes e mortes nas vias e rodovias: Insfraestrutura e Gestão, Educação, Segurança Viária, Saúde e Fiscalização.
Os debates, que ocorrem na parte da tarde a partir das 14h, podem ser acompanhados ao vivo, via web, pelo site do observatório (www.onsv.org.br).