Brasil

Rompimento de barragem em Mariana (MG) deixa ao menos 10 desaparecidos

A Prefeitura de Ouro Preto disponibilizou unidades do Samu e ambulâncias para ajudar no resgate assim como a Unidades Básica de Saúde (Upa) para atendimento aos feridos

Estado de Minas
postado em 05/11/2015 18:19

[VIDEO1]

Parte da Barragem Fundão da mineradora Samarco, no subdistrito de Bento Rodrigues, em Mariana, na Região Central de Minas Gerais, se rompeu na tarde desta quinta-feira (5/11). De acordo com as primeiras informações do Corpo de Bombeiros, duas viaturas estão sendo deslocadas para o local, que fica a 110 quilômetros de Belo Horizonte. Ao menos dez pessoas estão desaparecidas. Existe a possibilidade de que pessoas tenham ficado ilhadas e outras sido soterradas.

Em nota, a Prefeitura de Mariana informa que o rompimento da barragem da Samarco em Bento Rodrigues ocorreu por volta das 16h20. "Houve o rompimento da Barragem de Fundão, da Samarco Mineração, atingindo parte do distrito de Bento Rodrigues, zona rural, distante 23 quilômetros de Mariana. As equipes do Corpo de Bombeiros, agentes da Guarda Municipal e Defesa Civil municipal estão no local neste momento para avaliação dos danos."

A Prefeitura de Ouro Preto disponibilizou unidades do Samu e ambulâncias para ajudar no resgate assim como a Unidades Básica de Saúde (Upa) para atendimento aos feridos Por questões de segurança, a assessoria da empresa Samarco, em contato com a Prefeitura de Mariana, está pedindo aos moradores de Bento Rodrigues que esvaziem a comunidade local e sigam, imediatamente, para o distrito de Camargos, que é mais alto e seguro.


A Samarco e a Prefeitura de Mariana estão com as equipes no local para auxiliar a comunidade no que for necessário. Segundo informações da assessoria da empresa, no momento não há confirmação de vítimas, e sim de danos materiais. A mineradora é uma joint venture da Vale com a australiana BHP.

Eduardo José Martins, morador de Mariana, disse que o lugarejo de Bento Rodrigues, atingido pelo rompimento da barragem, foi totalmente inundado. Segundo ele, que tem família lá, só é possível ver um pedaço da torre da igreja. Eduardo disse que seu pai Waldeimar Martins Quintão e diversos primos e sobrinhos moram lá.

Até agora ele não conseguiu ter notícias do pai e do restante da família. De acordo com ele, um funcionário da Samarco disse a ele que houve um pequeno abalo na região da barragem, antes de ela se romper.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação