Brasil

Índios bloqueiam BR-040 em protesto contra PEC sobre demarcação de terras

Próximo ao local, caminhoneiros também protestam contra medidas do governo

postado em 09/11/2015 11:48

Próximo ao local, caminhoneiros também protestam contra medidas do governo

A BR-040, próximo ao Catetinho e do monumento conhecido como Chifrudo, está parcialmente interditada por grupos de índios que protestam contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 215. O texto altera as regras para a demarcação de terras indígenas, de remanescentes de comunidades quilombolas e de reservas florestais. O texto foi aprovado em 27 de outubro, mesmo sob críticas de lideranças indígenas. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) está no local e tenta controlar a manifestação.

Próximo ao local, caminhoneiros também protestam contra medidas do governo

De acordo com a PRF, aproximadamente 200 índios protestam na via. Eles ocupam completamente a via, por vários momentos, e vão liberando parcialmente à medida que julgam necessário. Segundo os organizadores, o ato continuaria até o meio-dia. Veja vídeo com imagens do protesto:

[VIDEO1]

Crédito: Fernando Marinho/Divulgação

[SAIBAMAIS]Projeto de emenda
A PEC dá ao Congresso Nacional a palavra final sobre demarcações, proíbe ampliação de terras indígenas já demarcadas e prevê a indenização de proprietários inseridos nas áreas demarcadas, ainda que em faixa de fronteira. Para que as regras entrem em vigor, a PEC ainda precisa ser aprovada pelos plenários da Câmara e do Senado, em dois turnos de votação em cada Casa.

Mais protestos
Próximo ao local, no km 12 (GO) da BR-040, um grupo de caminhoneiros protesta contra o aumento do preço do diesel e pedindo a saída da presidente Dilma Rousseff. Assim como em outras rodovias eles estão bloqueando a via. A greve foi convocada pelo Comando Nacional do Transporte, que se declara independente de sindicatos e conta com o apoio dos grupos: Movimento Brasil Livre, o Vem Pra Rua, o Revoltados On Line e o Movimento Brasil Livre (MBL).

Leia mais notícias em Brasil

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação