Itu, São Paulo - Na tarde da última quarta-feira (11/11), no centro da cidade de Itu (São Paulo), um homem de 30 anos foi baleado no braço direito e próximo ao baço por um policial enquanto, aparentemente, tentava se matar com um facão.
Segundo testemunhas, os PMs foram acionados para conter um homem que estava transtornado, ameaçando a população e tentando suicídio. Durante tentativa de convencimento, o jovem teria partido para cima dos policiais com a faca em posição de ataque e por isso foi baleado. Segundo o secretário de Segurança Pública do estado de São Paulo, Alexandre de Moraes, "no primeiro momento, me parece, que os tiros poderiam ser evitados".
[SAIBAMAIS]O homem estaria sob efeitos de drogas. Após a ocorrência, a perícia foi acionada para o local. O policial teve a arma apreendida para passar por perícia.
Em entrevista ao canal TV Tem, o secretário afirmou que o policial que atirou foi ansioso. "Parece que ocorreu um açodamento [atitude precipitada] por parte do policial. Parece-me que era possível ter aguardado um pouco, já que havia outros policiais naquele momento. E também não havia um risco eminente de agressão;, afirmou.
Segundo Moraes, a corregedoria da policia investigará a ação, e o PM, que fez os dois disparos, foi afastado momentaneamente de suas funções. Os outros policiais que participaram da ação não serão investigados.
O homem foi socorrido e encaminhado a um hospital da cidade, onde passou por cirurgia e continua em estado estável, segundo a PM. A unidade hospitalar não divulgou o estado de saúde dele.