Jornal Correio Braziliense

Brasil

Seguro da mineradora Samarco é questionado na Câmara dos Deputados

Relator do novo Código da Mineração diz que valor da apólice da Samarco para reparar danos não é suficiente e admite alterar legislação após desastre



Quintão participou ontem de manhã de uma reunião conjunta das comissões criadas pela Câmara e pela Assembleia para acompanhar os desdobramentos do rompimento da barragem em Mariana. A comissão se reuniu também o governador Fernando Pimentel e depois seguiu para Governador Valadares, uma das cidades atingidas pela lama.

Urgência
O deputado federal Sarney Filho (PV-AM), que coordena a Frente Parlamentar em Defesa do Meio Ambiente e também a comissão criada pela Câmara para acompanhar o caso de Mariana, defendeu também a revisão das regras para o licenciamento de barragens. Somente em Minas, de acordo com o deputado, existem 222 represas de rejeitos de minério de ferro.

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB), afirmou ontem que ;alguma coisa tem que ser feita; em em relação ao Código de Mineração. ;Provavelmente pedir a urgência regimental dos lideres e levar para o plenário e colocar o relatório em votação para poder decidir isso. Acho que tem que decidir sim e à luz dessa situação que está aí;, disse. (Colaborou Marcella Fernandes)