O Greenpeace lançou, nesta quarta-feira (18/11), uma campanha de combate ao consumo de carne bovina originária de gado criado em áreas desmatadas da Amazônia. Ativistas do escritório da ONG no Brasil entraram em uma das principais redes de supermercados do país e colaram, nos produtos, adesivos com o slogan, Carne Ao Molho Madeira, e ;Você sabe de onde vem esta carne?;. A ação ocorreu em Brasília e São Paulo.
Um dos objetivos do Greenpeace é conscientizar os consumidores sobre os crimes cometidos por fornecedores deste tipo de carne. ;Queremos pressionar as principais redes de supermercado a se comprometer em não adquirir carne de frigoríficos que utilizam locais desmatados;, contou Adriana Charoux, integrante da ONG. Ela acrescentou que há fornecedores que praticam, além dos crimes ambientais, violação aos direitos humanos.
;Verificamos que há trabalho escravo, invasão de áreas indígenas, grilagem de terras e violência no campo;, enumerou. O Greenpeace divulgou um relatório, disponível na página oficial da ONG, em que aponta as supostas irregularidades cometidas por frigoríficos no estado e elenca as redes de supermercados que trabalham com fornecedores não comprometidos com a política Desmatamento Zero, do grupo internacional.
Sediado em Amsterdã, capital da Holanda, o Greenpeace tem escritórios espalhados por mais de 40 paíse. No Brasil, o grupo monitora principalmente a prática de crimes ambientais na Amazônia.
Adriana Charoux ressaltou também os danos ambientais causados por alguns fornecedores. ;Um dos principais prejuízos é a alteração do solo. Isso causa aquecimento global e males às plantas e aos animais;, destacou.
Além de etiquetar as embalagens de carnes nos supermercados, os ativistas do Greenpeace adesivaram o piso dos estabelecimentos. Adriana contou que não houve enfrentamento ou proibição aos integrantes do grupo.
A integrante do Greenpeace acrescentou que a campanha deve ocorrer em outros estados por tempo indeterminado. ;A ação vai acabar quando as companhias passarem a trabalhar somente com frigoríficos comprometidos com a Desmatamento Zero e anunciarem isso publicamente. O consumidor precisa de transparência;, ressaltou. A iniciativa deve ocorrer em outras redes de supermercados.