Brasil

ONG visita o país para examinar impactos negativos de empresas

postado em 08/12/2015 06:10


A Organização das Nações Unidas (ONU) investiga o comportamento de empresas de mineração e do governo no desastre que atingiu Mariana, em Minas Gerais. O Grupo de Trabalho das Nações Unidas sobre Empresas e Direitos Humanos iniciou ontem a primeira visita oficial ao Brasil. A viagem já estava marcada antes mesmo da polêmica em relação ao desastre ambiental no país. O objetivo era examinar ;os impactos negativos de atividades empresariais sobre os direitos humanos;.

A inspeção, porém, ganhou novos contornos com o caso de Mariana. ;A visita tem, como pano de fundo, o grave desastre ambiental causado pelo rompimento, em 5 de novembro, de uma barragem de rejeitos de mineração no município de Mariana;, indicou a ONU em um comunicado de imprensa.
Há duas semanas, a entidade já havia emitido um comunicado alertando que as mortes no Brasil e o desastre ambiental não haviam sido um simples acidente, mas, sim, um ;crime;.

O que a ONU quer saber agora é se existiam medidas suficientes para prevenir o caso. ;O Brasil é a 7; maior economia do mundo e, portanto, possui uma função de destaque nos âmbitos regional e global. Estamos muito interessados em conhecer as medidas adotadas no país para prevenir e solucionar violações a direitos humanos relacionadas a atividades empresariais;, diz o especialista em direitos humanos Pavel Sulyandziga, um dos membros da delegação.

As empresas e suas políticas também serão examinadas. ;Os peritos analisarão como o governo e as empresas vêm implementando suas respectivas obrigações e responsabilidades na área de direitos humanos, em sintonia com os Princípios Orientadores das Nações Unidas sobre Empresas e Direitos Humanos;, indicou a ONU.

A sociedade civil também será consultada na viagem que inclui, ainda, Basília, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Altamira e Belém.
;Além de se reunir com autoridades governamentais e com um grande número de empresas, conversaremos com organizações da sociedade civil, sindicatos e outras partes interessadas e esperamos aprender muito com a sua experiência;, disse Dante Pesce, outro membro do grupo de trabalho que participa da visita.

A viagem terminará na quarta-feira da próxima semana e um informe final será apresentado para a ONU em junho de 2016. O grupo ainda promete inspecionar os ;grandes projetos de desenvolvimento em fase de realização ou planejamento, entre os quais, os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro;.

Mato Grosso do Sul
A barragem de uma represa rompeu-se no último domingo e arrasou a estrutura do balneário Ayrton Senna, em Caarapó, na região de Dourados, Mato Grosso do Sul. A massa de água arrastou instalações, arrancou árvores e causou o transbordamento de um córrego. Apesar da violência das águas, ninguém ficou ferido. Chovia intensamente na região e a estrutura da barragem não suportou a pressão da água.

O prefeito da cidade, Mario Valério (PR), disse que o risco de rompimento foi percebido em tempo de avisar aos moradores da região. O Corpo de Bombeiros informou que animais domésticos e silvestres morreram na enxurrada.

A matéria completa está disponível para assinantes. Para assinar, clique

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação