[SAIBAMAIS]O número de casos de microcefalia no Brasil subiu para 2.782, ante as 2.401 notificações registradas na última semana, um aumento de 15,8%. Neste grupo, incluem também os casos em que a relação com o vírus zika não foi comprovada - o Ministério da Saúde decidiu não divulgar os números dos casos confirmados para o zika. Na semana passada, no entanto, a pasta já havia assegurado que, para 134 bebês, o problema de má formação fora ocasionado pelo vírus. Até agora, 40 óbitos foram causados pela anomalia.
O diretor do departamento de vigilância de doenças transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch, confirma que, embora haja outras causas de microcefalia, a maioria dos casos atualmente é decorrente do zika. "Nesse momento, com a grande elevação de casos que tivemos, a esmagadora maioria é relacionada ao vírus."
A situação mais alarmante continua se concentrando nos estados no Nordeste, sobretudo em Pernambuco, com 1.031 casos registrados. Na Bahia, houve redução de notificações por causa de um erro de registro, mas o estado é o que contabiliza o segundo maior número, com 271 casos. Em seguida estão Paraíba, Rio Grande do Norte e Sergipe.