Brasil

Grupo de 12 governadores se encontra em Águas Claras para discutir crise

A ideia é levar pleitos para o ministro da Fazenda, Nelson Barbosa. Alckmin, Pezão e Pimentel estão entre os confirmados

Helena Mader
postado em 27/12/2015 08:10
Um grupo de 12 governadores vai se reunir amanhã, na Residência Oficial de Águas Claras, para discutir saídas para a crise e para unificar reivindicações dos estados. O encontro foi articulado pelo governador Rodrigo Rollemberg (PSB), que promete posteriormente levar os pleitos estaduais a representantes do Palácio do Planalto. Já estão confirmadas as presenças dos governadores de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB); do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão (PMDB); e de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), além de representantes de estados do Norte, Nordeste e Centro-Oeste. A lista deve crescer até amanhã, já que o cerimonial do Palácio do Buriti convidou outros políticos para o encontro.

A ideia de reunir os chefes de executivos estaduais surgiu depois de um encontro de Rollemberg com os governadores do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), e do Piauí, Wellington Dias (PT), na última terça-feira. Durante a conversa, no Palácio do Buriti, eles discutiram os problemas econômicos dos estados e da União, o desenvolvimento das unidades da Federação e as perspectivas para 2016. ;Falamos sobre a importância de construirmos uma pauta comum de interesse dos governadores, para ajudar o ambiente econômico do país e dos estados;, explicou o anfitrião, Rodrigo Rollemberg. Dino e Dias voltarão à cidade para a reunião de segunda.

Segundo Rollemberg, a meta é discutir como os governadores podem colaborar neste momento de dificuldades. Há estados, como Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, que tiveram que parcelar o repasse do 13; salário, por conta da falta de recursos para fechar a folha de pagamento. No Distrito Federal, o benefício não atrasou, mas técnicos do GDF estimam que haverá dificuldades para pagar salários em dia ao longo de 2016.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação