Brasil

Fotógrafo compra câmera antiga e acha fotos de família feitas há 20 anos

Família havia perdido as fotos registradas numa câmera Kodak Instamatic 177XF. Fotógrafo Bruno Guimarães fez campanha na internet e conseguiu localizar os personagens

Estado de Minas, Thiago Ventura
postado em 29/12/2015 19:26

Família havia perdido as fotos registradas numa câmera Kodak Instamatic 177XF. Fotógrafo Bruno Guimarães fez campanha na internet e conseguiu localizar os personagens

Uma câmera antiga comprada numa feira livre de Juiz de Fora (MG) virou o elo para uma história surpreendente de reencontro de fotografias e memórias perdidas por uma família. O objeto virou uma verdadeira cápsula do tempo com fotos tiradas há 20 anos e só reveladas agora, num caso de grande coincidência.

O fotógrafo de casamentos e colecionador de máquinas antigas Bruno Guimarães comprou a Kodak Instamatic 177XF, câmera fabricada no final da década de 1980, numa feira livre na cidade da Zona da Mata. Bruno mora em João Monlevade, que fica cerca de 350 quilômetros de Juiz de Fora. Ele pagou apenas R$ 5 pela câmera, após chorar um desconto com o vendedor. Ainda na feira, notou que havia um filme na Kodak e mandou revelar num laboratório de Belo Horizonte, já que o filme é no formato 126.

;A primeira empolgação foi quando eu vi que tinha filme dentro. Conheço bem a câmera, pois é muito semelhante a Kodak Instamatic 155X que minha família tinha. Eu sabia que ela é bem lacrada e que o filme provavelmente estava intacto. Pela idade da câmera, pensei que teria fotos de alguém da minha idade;, conta Bruno ao Autofocus.

Filme tinha 24 poses que foram restauradas pelo fotógrafo

Ao receber o negativo, veio a surpresa: as fotos estavam intactas e mostravam uma família numa celebração de Natal. Havia um casal com bebê, tios, primos e parentes num clube, que o fotógrafo identificou ser em Juiz de Fora. Bruno comprou um scanner de negativos, digitalizou e tratou todas as imagens, em dois dias de trabalho intenso. ;O mais legal de tudo é imaginar o primeiro Natal desta criança, natal de alegria, Natal de esperança, Natal de família, registrado por uma singela câmera fotográfica;, comenta.

Com as imagens prontas, o fotógrafo fez um post no Facebook para tentar localizar aquela família: ;Procuro uma família no Natal;, dizia no título. Bruno acionou colegas na imprensa e fez contato com o clube onde as fotos foram registradas, mas nem precisou esperar muito. Com apenas 2h30 de publicação, alguns personagens começaram a ser identificados. O post rendeu mais de 800 curtidas e 725 compartilhamentos. Um verdadeiro presente de Natal.

Luciana com 10 meses e atualmente

Memórias resgatadas
A bebê que aparece nas fotos foi também foi identificada. Hoje tem 20 anos e mora em Juiz de Fora. ;Ela me contou que a mãe descartou a câmera, sem saber que tinha filme dentro. A Kodak foi parar num topa tudo e por fim ao vendedor que encontrei na feira. Foi bem emocionante! Recebi comentários de pessoas de várias partes do Brasil elogiando essa história de reencontro;, comemora Bruno. ;Também me recomendaram o documentário de Vivian Meier (1926-2009), uma americana que guardou um acervo de 100 mil fotos de Nova York, só descoberto após a morte dela. Lembra muito o caso;, completa.

Luciana Gomes Cataldi tinha dez meses nas fotos que ficaram registradas na Kodak. Agora é estudante de Serviço Social na Universidade Federal de Juiz de Fora. A moça ficou emocionada ao ver fotos que a família nem se recordava mais.

Fotógrafo Bruno Guimarães e câmera que comprou em JF

;Uma amiga da minha tia a marcou nas fotos. Por sua vez, ela também me marcou e vi as imagens. Foi uma grande surpresa! O Bruno me adicionou e contou toda a história. É uma coincidência incrível. Virou uma coisa muito grande;, disse Luciana ao Autofocus.

A universitária conta que a câmera foi comprada com o primeiro salário da mãe, mas depois foi deixada de lado por ser muito antiga. ;Nós gostamos muito de fotos, mas não tínhamos essas. Mostra nossa casa antiga, que era perto do clube. Foi um verdadeiro presente de natal, já que vi nas vésperas da data. Agora estamos curiosos em ver em mãos;, diz Luciana.

Família havia perdido as fotos registradas numa câmera Kodak Instamatic 177XF. Fotógrafo Bruno Guimarães fez campanha na internet e conseguiu localizar os personagens

Bruno Guimarães pretende ir até Juiz de Fora entregar o material e conhecer a família. O profissional ainda estuda qual mídia imprimir as fotos, talvez até em Fine Art, papel especial feito para resistir à ação do tempo e durar muitos anos.

;Essa história toda só vem reafirmar o que faço nos meus trabalhos. Busco uma fotografia de emoção, para eternizar essas sensações das pessoas. Fiquei muito contente com o resultado;, conta Bruno. E prepare-se: ele achou outra câmera com filme dentro e já mandou revelar!

Família havia perdido as fotos registradas numa câmera Kodak Instamatic 177XF. Fotógrafo Bruno Guimarães fez campanha na internet e conseguiu localizar os personagens

Coleção de máquinas antigas de Bruno

Filme 126 de 24 poses que estava dentro da câmera

Feira livre em Juiz de Fora aonde a câmera foi comprada

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação