Agência Estado
postado em 04/01/2016 10:38
Subiu para 1.037 o número de desalojados em Vila Velha por causa do risco de desabamento de pedras no Morro da Boa Vista, no bairro São Torquato. A prefeitura notificou no domingo (3/1), 167 moradores a deixar suas casas após verificar novos pontos vulneráveis nas rochas, que podem atingir mais residências. Na sexta-feira (1;/1), uma pedra caiu do alto do morro e danificou quatro residências - 14 pessoas ficaram feridas, após ser atingidas pelos destroços.[SAIBAMAIS]Por causa do desprendimento da pedra, o prefeito de Vila Velha, Rodney Miranda (DEM), decretou estado de emergência em São Torquato no fim de semana. A decisão será publicada hoje no Diário Oficial da cidade. O prefeito explicou que é necessário que as famílias entendam que ainda há risco de novos deslizamentos de pedras na região. "Nosso objetivo é garantir a segurança da população", disse Miranda.
A prefeitura de Vila Velha está cadastrando as famílias e oferecendo caminhões para a retirada de pertences, com apoio da Guarda Municipal e da Polícia Militar.
Chuva
Choveu forte no município durante todo domingo e as equipes do Corpo de Bombeiros e das Defesas Civis Municipal e Estadual estiveram de prontidão realizando trabalhos de monitoramento do Morro da Boa Vista.
A prefeitura ainda não sabe o que causou a queda da rocha no morro e pretende começar nesta segunda-feira, 4, a construção de uma barreira de contenção. "Nós montamos um posto central onde estão concentradas as equipes de Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Defesa Civil e da Secretaria da Saúde, na escola do bairro, para dar assistência às famílias. Estamos planejando fazer uma barreira de contenção para que a pedra não desça mais. No alto do morro, existem outras pedras que podem cair. Por isso, queremos começar a contenção no máximo até a segunda-feira (4)", disse Miranda. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.