O curso de medicina da Universidade de Brasília (UnB) registrou a quarta maior nota de corte do país na primeira divulgação parcial do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2016. A pontuação mínima necessária para ingressar no curso chegou a 834,06, número superior ao registrado também no primeiro balanço do período de inscrições, que foi de 826,54. Na avaliação de especialistas, a disputa deve ficar ainda mais acirrada até o fim do prazo de inscrições.
O professor de língua portuguesa do Sigma Eli Guimarães acredita que a nota de corte do curso de medicina da UnB deva ficar acima dos 850 pontos. ;O aluno que pleiteia uma vaga no curso de medicina tem que estar aberto a várias oportunidades. Ele pode fazer um bom curso em outras universidades, não acho que ele deva se prender apenas a uma ou duas instituições, a não ser que haja um fator que impeça que ele se mude;, diz. Na opinião do professor de química do Galois Euclides Chacon, a seleção deste ano está mais concorrida do que a de 2015 nas instituições tradicionalmente mais procuradas e em cursos como medicina, direito e engenharia civil ; tanto na ampla concorrência quanto no sistema de cotas.
Pedro Foschete, 18 anos, terminou o ensino médio no ano passado e acredita que conseguirá uma vaga no curso de medicina da UnB. ;Eu fiquei acompanhando as notas de corte nos outros dois anos e ela sempre variou de cinco a seis pontos durante o período de inscrição. Como a minha nota está 14 pontos acima da do curso da UnB, acho que vou conseguir;, relata. Ele entrou na página do Sisu às 9h em ponto ontem para verificar a primeira divulgação e ficou recarregando o navegador até as 9h30, quando as notas finalmente apareceram. Mesmo otimista, ele só vai parar de conferir o site no último dia do prazo.
A segunda opção do candidato é a Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs), ligada à Secretaria de Saúde do Distrito Federal. A instituição aderiu ao Sisu este ano e oferta 160 vagas pelo sistema, metade no curso de medicina e metade no de enfermagem. Dessas, 40% são reservadas para o Sistema de Cotas de Escolas Públicas. No primeiro, a nota de corte no primeiro balanço do sistema foi de 767,66. Já para o de enfermagem, a pontuação mínima registrada atingiu 642,20.
A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique