O piso salarial dos professores treve reajuste de 11,36% e subiu para R$ 2.135,64. O novo valor foi anunciado pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, nesta quinta-feira (14/1), e passa a valer a partir deste mês.
;A lei tem permitido um crescimento significativo do valor do piso salarial dos professores;, destacou Mercadante. De 2009 a 2015, o crescimento real do piso salarial do magistério foi de 46,05%, um percentual acima da inflação. ;Seguramente foi um dos melhores crescimentos salariais entre os pisos de profissionais;, afirmou.
O piso salarial nacional para os profissionais da rede pública de educação básica é o valor abaixo do qual a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios não poderão fixar o pagamento inicial das carreiras do magistério com jornada de, no máximo, quarenta horas semanais.
Para discutir o alinhamento do investimento salarial para os professores, em novembro do ano passado, foi instalado o Fórum Permanente para o Acompanhamento da Atualização Progressiva do Valor do Piso Salarial Nacional para os Profissionais do Magistério Público da Educação Básica. O fórum acompanha uma das estratégias da meta 17 do Plano Nacional de Educação (PNE), que trata do piso.
O fórum tem a participação de representantes do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e do Ministério da Educação.
Com informações do Ministério da Educação