Brasil

Prefeituras que atraem muitos turistas reforçam combate ao zika

Foliões apostam no uso de repelentes para evitar a contaminação pelo vírus

postado em 01/02/2016 08:00
Diante da atual epidemia do vírus zika, que já alarma pelo menos 23 países nas Américas, novas preocupações surgiram com a proximidade do carnaval, evento que atrai milhões de turistas brasileiros e estrangeiros ao Nordeste. As autoridades locais começaram a mobilização ainda neste mês, numa tentativa de controlar a população de Aedes aegypti, vetor de dengue, zika e chikungunya, e tranquilizar os visitantes.

No Recife, as ações foram programadas para começar duas semanas antes do carnaval, que se inicia no próximo sábado, e vão durar até o último dia de festa. Estão sendo fiscalizados pela Vigilância Ambiental locais de grande circulação de turistas, como aeroporto, metrô, Terminal Integrado de Passageiros (TIP) e hotéis na orla, além de áreas onde ocorrem eventos, como o Recife Antigo e outras áreas centrais. Segundo a prefeitura, o trajeto do Galo da Madrugada, mercados públicos e feiras também estão recebendo atenção especial. A cidade recebe, anualmente, mais de 800 mil de pessoas durante as festividades.

O estudante universitário Gabriel de Lara, 24 anos, costuma ir todos os anos para o carnaval de Pernambuco. Neste ano, ele vai aproveitar as festas em Olinda e no Recife. Segundo ele, o mosquito não gera tanta apreensão. ;Nessa época de carnaval, sempre tem muitos casos de dengue lá, e nunca soube de alguém que pegou. Por isso, não estou tão preocupado;, conta. ;Vou usar repelente, mas só isso;. Este mês, já foram notificados 3,1 mil casos de dengue, 564 de zika e 701 de chikungunya no estado.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação