Jornal Correio Braziliense

Brasil

Tragédia com lama da Samarco afasta turistas do carnaval de Mariana

A uma semana do carnaval, enquanto faltam vagas nos hotéis da vizinha Ouro Preto, sobram quartos na cidade histórica

A lama da Samarco que, no dia 5 de novembro passado, arrasou o distrito de Bento Rodrigues, em Minas, não passou nem perto de Mariana, mas levou para longe da cidade histórica os turistas e, com eles, o dinheiro. Não bastasse o aumento repentino do desemprego, a população também enfrenta hotéis cada vez mais vazios, o comércio de portas fechadas e os restaurantes às moscas.



Apesar da tragédia, a prefeitura do município espera que os turistas de Ouro Preto se interessem também por Mariana e visitem cidade no carnaval. Mesmo com os cofres desfalcados por causa da interrupção dos trabalhos de extração da Samarco, a cidade prevê festa com blocos e desfiles durante todo o feriado. Os atrativos históricos, porém, deixam a desejar. A Igreja de São Francisco de Assis, do século 18, um dos principais cartões-postais de Minas que guarda obras de Aleijadinho, está interditada desde 2012 por risco de desabar. As obras para a recuperação do monumento ainda nem começaram.

Para os empresários da cidade ouvidos pela reportagem, se Mariana não investir no turismo poderá não superar a crise em que se encontra. "Isso aconteceu antes", lembra Neves. Em 1960, a cidade viu quase um terço dos moradores migrar para Brasília depois do fechamento de uma grande fábrica de tecidos. "Se essa dependência do minério não acabar, Mariana pode voltar a ficar abandonada." As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.