Um jacaré de dois metros foi capturado na manhã desta sexta-feira (12/2), no campus de Pituaçu da Universidade Católica do Salvador (UCSal). O animal, da espécie Paleosuchus palpebrosus (Jacaré-anão), é uma fêmea. Em nota, a instituição escreveu que o animal foi capturado após ser visto no estacionamento. Ele foi contido por funcionários e uma equipe técnica da área de biologia, que o encaminhou para o centro de pesquisas biológicas da universidade, também no campus de Pituaçu. Ninguém foi atacado.
Leia mais notícias em Brasil
De acordo com o professor Moacir Tinoco, que faz parte da equipe de pesquisa da instituição, é comum que animais apareçam no campus, porque ele está dentro de uma reserva ambiental. "Estamos acostumados e sempre muito tranquilo por aqui. O jacaré tem costume de transitar pela mata à noite e, na volta, deve ter se perdido", explica.
Após o resgate, a equipe de pesquisa mediu o jacaré e analisou características vitais dele. Segundo Tinoco, a universidade tem licença do Ministério do Meio Ambiente para fazer esse tipo de monitoramento nos animais: "Ele estava saudável, sadio e alimentado. Nós chegamos a medi-lo, mas não conseguimos pesá-lo, pois nossa balança é pequena para ele. Depois disso, já o soltamos em seu habitat natural, na Lagoa de Pituaçu."