Brasil

Cerca de 42% da população de áreas urbanas não possui sistema de esgoto

As discrepâncias regionais chamam a atenção: no Sudeste, 83,3% são beneficiados, frente a 9,9% na Região Norte do país

postado em 17/02/2016 06:00

As discrepâncias regionais chamam a atenção: no Sudeste, 83,3% são beneficiados, frente a 9,9% na Região Norte do país

Quase metade dos brasileiros ainda não tem coleta de esgoto em casa. De acordo com o Diagnóstico dos Serviços de Água e Esgotos de 2014, divulgado ontem pelo Ministério das Cidades, 42,4% da população de áreas urbanas não é atendida pelas redes coletoras. As discrepâncias regionais chamam a atenção: no Sudeste, 83,3% são beneficiados, frente a 9,9% na Região Norte do país. Já o abastecimento de água, fator importante para combater o Aedes aegypti, chegou a 93,2% dos moradores de zonas urbanas em todo o país.

A meta de ampliação da coleta de esgoto, que estabelece que o serviço deve chegar a 93% até 2033, é difícil de ser atingida, assume o secretário nacional de Saneamento Ambiental, Paulo Ferreira. O prazo foi definido em 2013, no Plano Nacional de Saneamento Básico (Plansab). Outros objetivos são a universalização do abastecimento de água até 2023 e também da coleta e disposição adequada de resíduos sólidos urbanos até 2033.

;Eu acho que, neste ritmo, teremos dificuldade de atingir a meta, especialmente no que diz respeito a esgoto, que é uma obra mais demorada. Esperamos que, com a melhora da economia, consigamos recuperar a velocidade e a quantidade dos investimentos;, afirmou Ferreira. ;No momento, olhando o horizonte de 2033 com os olhos de hoje, ainda vejo uma certa dificuldade.;

Em 2014, o investimento total desembolsado em serviços de água e esgotos chegou a R$ 12,2 bilhões, crescimento de 16,7% em relação a 2013. Os municípios e estados, também responsáveis, contribuíram com, somente, cerca de R$ 1 bilhão desse total. ;Há uma forte dependência. Podemos analisar o problema tarifário. Temos municípios que não cobram água e esgoto. Há uma visão, às vezes, inadequada de que água é de graça, sendo que é um serviço que tem valor econômico. Todos têm direito e todos pagam uma tarifa social, ainda que seja menor;, esclareceu o secretário.

A matéria completa está disponível para assinantes. Para assinar, clique

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação