Brasil

Edinho: situação em relação ao Aedes estará mais favorável na Olimpíada

Perguntado sobre a possibilidade de turistas trazerem novas doenças ao Brasil, Edinho reconheceu que é muito difícil garantir que não haja entrada de novos vírus em eventos que recebem grande número de turistas como a Olimpíada e a Copa do Mundo

postado em 24/02/2016 12:54

O ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência, Edinho Silva, disse hoje (24) que o Brasil chegará a uma ;situação favorável; em relação ao mosquito Aedes aegypti, vetor do vírus Zika, da dengue e da febre chikungunya, durante a Olimpíada, que começa em agosto no Rio de Janeiro.

[SAIBAMAIS];Não tenho dúvida de que vamos chegar ao mês de junho, julho em uma situação muito favorável em relação ao Aedes aegypti e, consequentemente, à guerra contra o vírus Zika, não só pelas ações que estão sendo tomadas mas também por ser um período em que diminui o índice de reprodução do mosquito. Do ponto de vista da Olimpíada, a situação será muito favorável;, afirmou Edinho, que participou do programa Bom Dia, Ministro, produzido pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República em parceria com a EBC Serviços.

Segundo ele, as ações do governo são suficientes para proteger turistas e atletas que visitarem o Brasil durante os Jogos Olímpicos. ;O governo, junto com a prefeitura do Rio de Janeiro, oferecerá todas as condições favoráveis para que os turistas cheguem ao Rio e ao Brasil com risco muito baixo de contaminação pelo Aedes aegypti e o vírus Zika;, acrescentou.

Perguntado sobre a possibilidade de turistas trazerem novas doenças ao Brasil, Edinho reconheceu que é muito difícil garantir que não haja entrada de novos vírus em eventos que recebem grande número de turistas como a Olimpíada e a Copa do Mundo. ;É impossível dar garantia de que nas grandes mobilizações as pessoas não tragam um vírus para o país. Por isso, é importante estar estruturado para que isso não se torne uma epidemia;.

Linha 4 do Metrô

O ministro afirmou ter ;plena confiança; de que as obras da Linha 4 do Metrô do Rio de Janeiro serão entregues a tempo da Olimpíada. ;Não tenho dúvida de que o governo do Rio, a prefeitura do Rio, em parceria com o governo federal, darão conta de entregar as obras a tempo para que a população tenha facilidade de locomoção;.

Na semana passada, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, confirmou que estuda um plano de contingência um dia depois de manifestar preocupação com a conclusão das obras. A alternativa estudada pela prefeitura é a utilização do BRT, que seguiria com corredores exclusivos para ônibus até a zona sul, caso o metrô não fique pronto a tempo dos Jogos Olímpicos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação