Xangai, China - A Alemanha é contrária que os países do G20 se comprometam com em planos de reativação fiscal para estimular a economia mundial, afirmou nesta sexta-feira o ministro alemão das Finanças, Wolfgang Sch;uble, abrindo a porta para um desacordo com os Estados Unidos.
[SAIBAMAIS]As tentativas de impulsionar a atividade econômica flexibilizando especialmente a política monetária podem ser contraprodutivas, enquanto que os estímulos fiscais perderam sua eficácia, segundo Sch;uble, pouco antes de um encontro das grandes economias do G20 na cidade chinesa de Xangai.
Em um contexto de agravamento da conjuntura mundial, o Banco Central Europeu (BCE) parece querer atuar com mais força, o Federal Reserve (BC americano) duplicou sua prudência depois de subir suas taxas no fim de 2015 e o Banco do Japão (BoJ) adotou taxas negativas na esperança de estimular o crédito.
"Os novos planos de reativação apenas nos distraem das tarefas reais nas quais devemos nos aplicar. As políticas monetárias são muito acomodatícias a ponto de poderem ser contraprodutivas, diante de seus efeitos negativos", explicou durante um seminário no Instituto Internacional de Finanças em Xangai.