Brasil

Ilustradora cria série de cartazes com mulheres que mudaram o mundo

Raquel Vitorelo criou as ilustrações em agosto de 2014, mas voltou a ter grande visibilidade no mês de homenagem à mulher

postado em 08/03/2016 16:51

[FOTO660732]

Com o objetivo de inspirar meninas e mulheres que um dia deixaram de ter autoconfiança, a ilustradora paulista Raquel Vitorelo, 21 anos, iniciou em agosto de 2014 o projeto Coisas de Mulher, uma série de ilustrações com retratos de figuras femininas marcantes na história mundial. ;Estou começando uma série para rebater aquela ideia que se ouve muito por aí, de que o mundo é feito de triunfos masculinos, quando a mulher (e não só ela) é apagada da história e deixada às futilidades. E, mesmo assim, algumas mulheres são incríveis demais para serem apagadas;, diz a ilustradora na primeira publicação da série em sua página no Facebook.

Em cada uma das ilustrações, Vitorelo retrata uma mulher que tem grande reconhecimento no mundo ou no Brasil e menciona uma frase que faça referência ao talento e impacto que cada uma causou. Apesar de ela ter iniciado o trabalho em 2014, as ilustrações voltaram a ter grande visibilidade neste mês que homenageia a mulher. ;Para a minha felicidade, a recepção do público foi positiva. Muitas pessoas vieram elogiar o projeto dizer como se sentiram inspiradas, e é isso que me motiva a continuar. Comecei o projeto em 2014, mas não penso em parar. Até porque as mulheres que merecem ser homenageadas são infinitas;, afirma Raquel.

Raquel Vitorelo conta que uma das maiores dificuldades do artista é expor o próprio trabalho. ;Sabia que era uma necessidade criar uma página no Facebook, por exemplo. Mas só fui colocar isso na prática em 2014. No começo, é horrível, mas aprendi muita coisa boa com essa exposição. É doloroso, mas vale a pena;, afirma. A artista ainda conta que, depois de criar a página rvitorelo no Facebook, ela passou enxergar essa plataforma como um meio de se expressar para o mundo. ;Tenho muito carinho pelo movimento feminista, e foi pensando nisso que desenvolvi conteúdos mais específicos, como o projeto Coisa de Mulher;, acrescenta. Ao todo, são 35 publicações feitas da série.

Carreira profissional de Vitorelo

Raquel Vitorello se formou no ano passado em Comunicação e Multimeios na PUC de São Paulo, mas começou a desenhar antes mesmo disso. ;Para mim, isso o que eu faço é um estilo de vida. Tenho dado continuidade ao trabalho de ilustração que eu já desenvolvia e, atualmente, tenho muito interesse pela área de animação;, conta a ilustradora. Este ano, Raquel pretende começar uma pós-graduação nessa área e já está trabalhando como assistente de arte em um projeto de desenho animado para televisão.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação